A Radeon RX 7900 XT e a Radeon RX 7900 XTX foram as grandes estrelas do evento realizado ontem pela AMD, disso não há dúvidas, mas a gigante de Sunnyvale tinha dois ases na manga e não hesitou em usá-los para gerar maior expectativa : Tecnologia FSR 3 e HYPER-X.
Sobre o FSR 3 já demos a vocês uma primeira dose de informação em junho deste ano, e dissemos que esta nova tecnologia:
Seria baseado em algoritmos de inteligência artificial para melhorar o resultado final.
Usaria aceleração de hardware, provavelmente núcleos de IA especializados.
AMD FSR 3
Tudo o que lhe dissemos foi cumprido . Durante a apresentação da Radeon RX 7900 XT e XTX, a AMD anunciou o FSR 3, uma nova geração de sua conhecida tecnologia de redimensionamento e reconstrução de imagem que será suportada pelos novos núcleos de IA especializados que a empresa Sunnyvale introduziu com a arquitetura RDNA3.
As informações que temos ainda são bastante escassas, infelizmente, mas sabemos que a tecnologia FSR 3 pode dobrar o desempenho em relação ao FSR 2 e que suportará algo chamado “Fluid Motion Frames Technology” . A AMD não especificou nada além do que foi dito, apenas que chegará no próximo ano, embora puxando minha intuição acho que poderia ser uma tecnologia de geração de quadros impulsionada pela GPU e inteligência artificial, ou seja, seria o equivalente da AMD à geração de quadros oferecida pelo DLSS 3 da NVIDIA. Se isso for confirmado, parece-me um sucesso por parte da AMD.
Estarei atento a mais informações à medida que estiverem disponíveis, mas informo antecipadamente que, além da melhoria de desempenho que indicamos, também podemos esperar redimensionamento e reconstrução de imagem de maior qualidade com FSR 3, obrigado ao suporte de IA. Parece muito bom, e tudo indica que essa tecnologia será uma verdadeira rival do DLSS da NVIDIA.
AMD HYPER-X
Por outro lado, também temos a tecnologia AMD HYPER-X. A AMD não deu muita explicação, então temos muitas perguntas sobre exatamente como isso funcionará. No momento, só posso dizer que chegará no primeiro semestre de 2023 e que, em teoria, nos permitirá melhorar o desempenho e a latência nos jogos com um simples clique . Pode ser o rival direto da união da NVIDIA Reflex e NVIDIA DLSS.
Com esta tecnologia é possível melhorar o desempenho do Dying Light 2 em 85% , e a latência é reduzida para apenas um terço , como podemos ver na imagem em anexo. Bom trabalho da AMD, pois a empresa Sunnyvale fez um esforço significativo com a Radeon RX 7000 para ir além da potência bruta e eficiência, e trouxe um salto tecnológico interessante para a mesa em todas as frentes: especialização, reescalonamento inteligente, otimização e ray tracing .