Search
[adsforwp-group id="156022"]

Aniversário de Camaquã será comemorado no domingo

img_7661_foto_1.jpg

Neste domingo (24), todos os camaquenses estão convidados a participar da festa de aniversário do Município que este ano contará com o concerto da Ospa Jovem e apresentação do cantor de pagode Waguinho. O evento em homenagem aos 152 anos da cidade tem entrada franca e ocorre a partir das 15h na Praça Zeca Netto. No local, haverá também a divulgação de serviços à comunidade, feira de artesanato, participação da Biblioteca Pública, coleta de agasalhos para a Campanha do Macam, além de mostra de trabalhos educacionais. A realização é da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura e Turismo, e tem o patrocínio da Corsan, Governo do Estado do RS. 

A Ospa Jovem, grupo orquestral do Conservatório Pablo Komlós – Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, realizará seu primeiro concerto do ano com a formação completa e sob a regência do maestro Arthur Barbosa. O repertório inclui peças de diversos estilos e épocas. Trechos de “Quadros de uma Exposição”, de Modest Mussorgsky (1839-1881), e da Primeira Sinfonia de Johannes Brahms (1833-1897), ganham destaque no início. Depois, música de ópera, balé e teatro entra em cena com partes de “O Quebra-nozes”, de Piotr Ilitch Tchaikovsky (1840-1893); e de “Carmen” e “L’Arlesienne”, de Georges Bizet (1838-1875). A música brasileira está representada pela “Dança Brasileira nº 1” de Camargo Guarnieri (1907-1993). Além dessas obras, “Júpiter”, que integra a suíte “Os Planetas” de Gustav Holst (1874- 1934), e a melodia tradicional “The Drunken Sailor”, serão interpretadas.

 

Programação 

15h – Divulgação de serviços à comunidade, feira de artesanato, participação da Biblioteca Pública, coleta de agasalhos para a Campanha do Macam e mostra de trabalhos educacionais 

16h – Apresentação da OSPA Jovem 

17h30min – Apresentação de Waguinho

 

Sobre a Ospa Jovem 

O grupo é regido pelo maestro Arthur Barbosa e tem como diretor artístico Evandro Matté. Formada principalmente por alunos da Escola, a orquestra é parte essencial da formação musical oferecida pela instituição. É na orquestra que os alunos têm contato com o repertório orquestral, o que é fundamental para a sua profissionalização na área da música de concerto. 

A Ospa Jovem vem realizando uma série de concertos anualmente, cumprindo também importante papel social ao realizar apresentações gratuitas em teatros, museus, hospitais, igrejas e outras instituições. Em 2015, venceu o “Prêmio Funarte de Apoio a Orquestras”, então voltado a orquestras jovens. Em 2016, a Temporada Oficial de Concertos da Ospa inclui apresentações da Ospa Jovem.

 

Sobre a Escola de Música da Ospa 

Fundado em 3 de março de 1972, o Conservatório Pablo Komlós, cujo atual diretor é Diego Grendene de Souza, é referência de qualidade no ensino musical no Rio Grande do Sul. A escola é gratuita e tem como público-alvo crianças e jovens de 8 a 25 anos. Trata-se da única instituição de ensino voltada para a formação de músicos de orquestra no Estado, oferecendo a estudantes a oportunidade de profissionalização na área. Todos os professores são músicos da Ospa.

 

Sobre o maestro Arthur Barbosa 

Violinista, compositor e regente, Arthur Barbosa integra a Ospa desde 1998. Foi membro de mais de dez orquestras profissionais e spalla em algumas delas. Sua formação como maestro incluiu aulas com nomes como Eleazar de Carvalho. Suas obras têm sido executadas em mais de quinze países. Já regeu orquestras como a OSBA (Bahia), Filarmônica de Granada (Espanha), OSPB (Paraíba) e Terra Symphony Orchestra (Nova Iorque). Desde fevereiro de 2012, ocupa o cargo de Diretor Artístico e Regente Titular da Orquestra Eleazar de Carvalho em Fortaleza (CE) e, desde março de 2014, é regente da Ospa Jovem. Em janeiro de 2015 foi nomeado pelo Ministério da Cultura como um dos três membros da bancada de música da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) pelo biênio 2015/2016.

 

PROGRAMA

Mussorgsky, M.: “Promenade” e “O Grande Portal de Kiev” (de “Quadros de Uma Exposição”)

Brahms, J.: Tema da sinfonia Nº 1 

Tchaikovsky, P. I.: Dança Árabe (Da suite “O Quebra-nozes”)Guarnieri, C.: Danças Brasileiras nº 1 

Bizet, G.: “Les Toréadors” de “Suite Carmen”

Melodia Tradicional (de Autor indefinido): The Drunken Sailor

Bizet, G: L’Arlesienne Suite No. 2 – Farandole 

Holst, G: Os Planetas – Júpiter