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PEDÁGIOS

ANTT confirma que pedágio não terá aumento em 1º de janeiro na Zona Sul

Análise de reajuste foi prorrogada para o final de janeiro
ANTT confirma que pedágio não terá aumento em 1º de janeiro na Zona Sul
ANTT confirma que pedágio não terá aumento em 1º de janeiro na Zona Sul. Foto; Reprodução/Luciam Brum

O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale, confirmou nesta quinta-feira (26), ao deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB-RS) que o pedágio do Polo Rodoviário Pelotas não será reajustado no primeiro dia do ano. Um pedido de aumento, contudo, será analisado até o final de janeiro. Como está programado para 2025 o leilão do trecho, a revisão poderá sofrer influência do processo licitatório.

Vitale admitiu que a concessionária Ecosul protocolou uma revisão dos cálculos. Em razão disso, a Agência decidiu esticar o debate por mais 30 dias. No final de janeiro, então, será conhecido o parecer, que poderá manter o preço atual (R$ 19,60 para veículos leves), indicar o reajuste ou adiar para os “haveres e deveres” ao final do contrato – procedimento que analisa os direitos e obrigações do acordo.

“Não é para comemorar. Nós já estamos acostumados que sempre na virada do ano aumenta o pedágio da Ecosul, que é caro e se torna ainda mais caro. Mas aqui em Brasília, na Agência Nacional de Transportes Terrestres, tivemos a certeza que, com a chegada de 2025, a tarifa não será reajustada. É o que nos garantiu o diretor-geral. Estamos trabalhando muito, juridicamente, tecnicamente, para que o pedágio não tenha aumento em janeiro, fevereiro, março, e até o final do contrato”, disse o deputado.

O futuro do Polo Rodoviário Pelotas, um dos temas estratégicos mais importantes para a Metade Sul, com expectativa de novo leilão em 2025, foi pauta da reunião entre o deputado federal Daniel Trzeciak e a direção do Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários de Cargas do Extremo Sul (Setcesul), entidade que representa o segmento de logística do Estado.

Trzeciak resgatou as ações do mandato contra o pedágio mais caro do Brasil na atualidade, R$ 19,60, cobrado nas BRs-116 e 392, o que ampliou a desigualdade econômica entre as Metades Norte e Sul. Ele também atualizou os representantes das empresas de transporte da última reunião que teve com o ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União (TCU), e o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale.

Fonte: Ascom/Deputado Daniel Trzeciak

Tags: pedagio, Pelotas