Um apagão cibernético está afetando diversos serviços ao redor do mundo nesta sexta-feira (19). Companhias aéreas, emissoras, agências bancárias e unidades de saúde relataram interrupções generalizadas em seus sistemas, com impacto significativo sobre os usuários da Microsoft, que está investigando o problema.
“Estamos investigando um problema que afeta a capacidade dos usuários de acessar vários aplicativos e serviços do Microsoft 365. Estamos trabalhando para redirecionar o tráfego impactado para sistemas alternativos e aliviar o impacto de forma mais rápida”, declarou a empresa, mencionando que alguns serviços já estão apresentando melhorias.
As companhias aéreas American Airlines e Delta, principais dos Estados Unidos, foram as primeiras a relatar o apagão cibernético e solicitaram à Administração Federal de Aviação uma “parada global” dos voos. Aeroportos na Alemanha, Berlim, Holanda e Espanha também enfrentaram problemas técnicos.
Na Austrália, veículos de notícias como ABC e Sky News relataram desligamentos repentinos de computadores baseados no Windows, interrompendo suas transmissões de TV e rádio. Bancos na África do Sul também anunciaram problemas, afetando serviços em todo o país, situação semelhante à enfrentada por algumas agências bancárias na Nova Zelândia e pela Bolsa de Londres.
No Alasca, autoridades informaram que funcionários estavam impossibilitados de atender ligações no número de emergência. No Reino Unido, as linhas de emergência ainda funcionam, mas o apagão causou interrupções na maioria das consultas do Serviço Nacional de Saúde (NHS), com registros de pacientes comprometidos.
O incidente teve origem em um problema global na empresa de segurança cibernética CrowdStrike. Em entrevista à NBC, o CEO da empresa pediu desculpas. A CrowdStrike confirmou em comunicado que está ciente de falhas no sistema operacional Windows relacionadas ao sensor “Falcon”. A empresa, que oferece serviços de cibersegurança para grandes corporações, visa encontrar falhas em sistemas digitais e prevenir ataques de hackers. Informações iniciais apontam que o apagão teve origem em sistemas da CrowdStrike que utilizam o sistema operacional Windows da Microsoft.
UPDATE
Bitte informieren Sie sich bei Ihrer Airline, ob Ihr Flug von der weltweiten IT-Störung betroffen ist. Wenn Ihr Flug gecancelt wurde, kommen Sie bitte nicht zum Flughafen.
➡️ https://t.co/78WnzaH3rU pic.twitter.com/exwiOyzJXl— BER – Berlin Brandenburg Airport (@berlinairport) July 19, 2024