A partir de dezembro, a Rádio Acústica FM terá toda energia utilizada em seu novo sistema de transmissão, gerada de forma sustentável. Em parceria com a empresa Desenvolt, a emissora implantou um moderno sistema de energia solar.
Ao todo foram instaladas 58 placas solares sobre o prédio da emissora, com sede em Camaquã. Através das placas, a luz solar é captada e um inversor transforma a luz do sol em energia, devolvendo a rede da companhia de energia. O projeto foi desenvolvido a fim de gerar economia e colaborar com o meio ambiente, já que se trata de energia renovável. O investimento total foi de cerca de 80 mil reais, com expectativa de retorno em 36 meses.
“Sempre tivemos uma preocupação com o meio ambiente. Em 2014, quando construímos nosso prédio, construímos uma cisterna onde armazenamos 3 mil litros de água da chuva, captadas de nosso telhado. Essa água é utilizada nas descargas dos banheiros e para lavar o chão e aguar as plantas do jardim e de uma pequena horta que mantemos na empresa”, destaca Fábio Renner, diretor do grupo. Em 2018 a emissora passou a realizar ações em que distribuí copos reutilizáveis para ouvintes e colaboradores. Somente na sede da empresa, a redução do uso de copos descartáveis caiu 90%.
Em maio deste ano, o Grupo Costa Doce de Comunicação anunciou o investimento em aumento de potência da Rádio Acústica FM. O novo sistema entrou em operação em agosto, após processo de ampliação da torre e implantação de novo sistema de transmissão, passando a operar com 5 mil watts de potência, atingindo 18 municípios, com população de mais de 300 mil pessoas. Em novo investimento, o grupo agora gera sua própria energia para transmissão.