Search
[adsforwp-group id="156022"]

Após intensificar combate, Dom Feliciano está livre do Aedes aegypti

img_8071_foto_1.jpg

Durante os últimos meses, o município de Dom Feliciano realizou uma série de ações com o objetivo de intensificar o combate aos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopyctus, transmissores da dengue, febre amarela, febre chikungunya e zika vírus. Entre as atividades realizadas, houve um grande mutirão de limpeza que envolveu toda a população, além de um intenso trabalho de conscientização nas escolas. 

As atividades foram realizadas pela equipe de Coordenação da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Dom Feliciano em parceria com a Vigilância Ambiental da 2ª Coordenadoria Regional de Saúde do Estado. A principal intenção dos órgãos é manter o mosquito distante do município, já que Dom Feliciano saiu da condição de infestado para o Aedes aegypti, depois de realizar um trabalho intenso e regular durante dois anos. 

Foram ministradas palestras nas escolas municipais nos dias 16, 17 e 18. As visitas foram realizadas por Jair Martins, da 2ª CRS; Vera Lúcia Markowski, fiscal da Visa; e Igor Dostatny, agente Comunitário de Saúde e Endemias. Os eventos foram realizados nas escolas São João Batista, Padre Vieira, Nossa Senhora de Fátima, Catulino Pereira da Rosa, Padre Constantino e Santa Terezinha, nas quais mais de 900 estudantes foram atendidos. As escolas de educação infantil já haviam sido atendidas em abril, no Dia Mundial da Saúde. 

Já nos dias 16, 17, 18 e 19 de maio, os agentes comunitários de saúde visitaram todos os imóveis da área urbana do município, onde realizaram as inspeções para o Programa Nacional de Enfrentamento da Microcefalia. No momento da visita, foram entregues orientações sobre o mutirão, incluindo um chamamento para que a comunidade participe da ação retirando dos seus terrenos lixos e entulhos. Para auxiliar na ação, os agentes entregaram sacos de lixo. 

No dia 21, durante todo dia foi realizado um mutirão de limpeza, onde a comunidade colaborou retirando material descartável dos seus pátios para que fosse recolhido pelo serviço municipal. Os agentes comunitários de saúde participaram do mutirão, organizando e recolhendo os lixos que foram jogados na rua. Como resultado da ação foram recolhidas em torno de 16 cargas de caçamba, seis cargas de caminhonete e sete reboques de trator com lixo e entulhos, além de mais de 300 pneus, que foram acondicionados de forma correta. 

A Prefeitura Municipal de Dom Feliciano agradece a participação de toda a população e deseja que o mutirão sirva de incentivo para que o trabalho continue sempre.