Search
[adsforwp-group id="156022"]

Após percurso de 300 km, 20ª Cavalgada Cultural da Costa Doce chega ao fim

img_20573_foto_1.jpg

Além dos banhistas que aproveitaram o domingo para se refrescar, a praia do Laranjal recebeu também os participantes da 20ª edição da Cavalgada Cultural da Costa Doce que, após dez dias de viagem pela orla da Lagoa dos Patos, encerraram o deslocamento em Pelotas com desfile na avenida Doutor Antônio Augusto de Assunção. A comitiva saiu de Barro do Ribeiro no dia 17 de janeiro, percorrendo 300 quilômetros até o destino final, aonde chegou às 13h30min. 

Os trajes dos mais de 50 cavalarianos que chegaram em solo pelotense mostravam as marcas da empreitada. Botas, bombachas, camisas e até mesmo os chapéus sujos de lama, de homens e mulheres, foram alguns dos registros da viagem que percorreu diferentes terrenos, abaixo de chuva e de sol.

“Toda cavalgada foi muito agradável”, contou Ligório Oliveira Peres, de Santa Vitória do Palmar, um dos nove integrantes da equipe de apoio, responsável pelos equipamentos, alimentação, acampamento e o primeiro contato com as cidades por onde a comitiva passou. De acordo com ele, tanto cavaleiros quanto cavalos tiveram um clima favorável, com calor mais intenso em apenas dois dias.

A prefeita Paula Mascarenhas (PSDB), junto do vice Idemar Barz e do secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti), Gilmar Bazanella, recebeu os participantes em sua chegada. Ela já havia participado do encontro da comitiva com o governador do estado, Eduardo Leite (PSDB), no Palácio Piratini em 16 de janeiro, quando se comprometeu em reencontrá-los no final.

A Prefeitura de Pelotas é uma das apoiadoras da Cavalgada Cultural da Costa Doce, por meio de Sdeti. Em decorrência disso, Carlos Gonçalves, um dos organizadores da empreitada, entregou a Paula uma placa de reconhecimento pela “parceria em defesa da cultura gaúcha”, com votos de que no próximo ano a Cavalgada volte a ser realizada.

Roteiro

A 20ª Cavalgada Cultural da Costa Doce passou por Guaíba, Barra do Ribeiro, Tapes, Camaquã, Arambaré, Vila Pacheca, São Lourenço do Sul, Turuçu, Ilha da Feitoria e chegou em Pelotas pela Colônia de Pescadores Z3.