Search
[adsforwp-group id="156022"]

Apple vai acabar com alguns modelos de carregadores e fãs se irritam

Divulgação
Divulgação

É mais do que conhecido, e esperado, o salto que a Apple dará ao USB-C no iPhone 15 , a próxima geração do seu smartphone. Não vou me aprofundar neste ponto porque já o fizemos em ocasiões anteriores, basta dizer que não é uma mudança desejada pelos de Cupertino, mas consequência da aprovação do padrão do carregador único no União Europeia . Se dependesse deles, isso é indiscutível, eles continuariam usando seu conector proprietário pelo maior tempo possível.

Assim, poderíamos esperar que em Cupertino eles decidissem aceitar a norma “à sua maneira”, ou seja, tomando medidas em seu próprio benefício. Um benefício que, claro, os habituais terão de pagar. Já avisamos há algumas semanas que, segundo rumores crescentes, a Apple imporia limitações ao uso de cabos USB-C de terceiros em cabos e aparelhos do iPhone 15 que não possuem certificação de marca, ou seja, da MFi ( Feito para iPhone).

A primeira coisa que vem à mente nesse caso é pensar nas limitações associadas à velocidade de carregamento, mas não esqueçamos que a porta física do iPhone, seja ela Lightning ou USB-C, também é usada para transferência de dados em ambas as direções. , por exemplo a conexão de fones de ouvido com fio e também com outros dispositivos externos que fornecem algum tipo de serviço ao dispositivo. Todas essas funções, de acordo com esses rumores, podem ser afetadas por essa limitação.

Pois bem, agora um tweet publicado pelo popular e confiável filtro ShrimpApplePro confirma os planos da Apple de limitar as funções da porta USB-C no iPhone 15 por meio de cabos não oficiais , além de dizer que a Foxconn já iniciou a produção. cabos de dados e fones de ouvido com fio compatíveis (Earpods) e que, claro, não estarão sujeitos a essas limitações.

E que limitações são essas? Bem, como esperávamos, o iPhone 15 vai carregar mais devagar e também vai desacelerar as transferências de dados quando não passamos pela caixa comprando cabos e acessórios oficiais, que podem dobrar ou até triplicar o preço de outras alternativas mais baratas que podem ser encontradas no mercado. Uma medida que confirma que as motivações da Apple não têm nada a ver com inovação ou cuidado com o meio ambiente, não, estão principalmente relacionadas à demonstração de resultados.

A Apple provavelmente verá isso como uma medida para obter mais dinheiro dos usuários do futuro iPhone 15 e posteriores, mas vejo isso como uma medida para tornar os usuários, tanto aqueles de nós que já usam o iPhone atualmente quanto aqueles que podem considerá-lo no futuro, tem um motivo a menos para fazê-lo .