A proposta, que autoriza o pagamento do 14º salário do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), já causa muita discussão desde o início de seus trabalhos, ainda em 2020. , Arthur Lira, mudou a forma de aprovação.
O 14º INSS previsto no texto é de até dois salários mínimos por pessoa, que atualmente é de R$ 2.424. As isenções deveriam ter ocorrido em 2020 e 2021, mas foram adiadas para 2022 e 2023. De acordo com o projeto, os segurados do INSS recebem benefícios de velhice, morte, doença, acidente e integração. O benefício não é pago a pessoas físicas que auferem Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) ou renda mensal vitalícia.
O balde de água fria atingiu o segurado quando Lira decidiu redistribuir o documento para apreciação de novas comissões. Agora, agora ele terá que passar novamente pelas comissões de trabalho, administração e funcionalismo público; e os direitos dos idosos. Infelizmente, no último julgamento, uma ação inusitada do presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL) foi retirada da pauta e submetida a uma comissão especial para análise. Este gesto por si só mata qualquer possibilidade de análise este ano. Mas não vamos desistir da luta pelos pensionistas e pensionistas, lamentou o deputado Ricardo Silva.
13º salário
O INSS confirmou que pagará o 13º salário em cota uniforme para um grupo específico de aposentados, aposentados e demais segurados. Somente os segurados que receberam benefícios a partir de maio terão o valor global anual creditado desta forma.
O grupo tem acesso ao valor proporcional ao número de meses em que recebeu o benefício. Para calcular o valor, basta dividir o valor do 13º salário por 12 e multiplicar o resultado pelo número de meses desde o primeiro pagamento.
As transferências serão feitas no mês de novembro nas mesmas datas de pagamento originais em ordem de término do número do benefício segurado. Confira calendário:
Quem recebe um salário mínimo
- Benefício final 1: 24 de novembro;
- Benefício final 2: 25 de novembro;
- Benefício final 3: 28 de novembro;
- Benefício final 4: 29 de novembro;
- Benefício final 5: 30 de novembro;
- Benefício final 6: 01 de dezembro;
- Benefício final 7: 02 de dezembro;
- Benefício final 8: 05 de dezembro;
- Benefício final 9: 06 de dezembro;
- Benefício final 0: 07 de dezembro.
Quem recebe acima de um salário mínimo
- Benefício final 1 e 6: 01 de dezembro;
- Benefício final 2 e 7: 02 de dezembro;
- Benefício final 3 e 8: 05 de dezembro;
- Benefício final 4 e 9: 06 de dezembro;
- Benefício final5 e 0: 07 de dezembro.