Search
[adsforwp-group id="156022"]

Ar polar limpa o tempo e traz frio ao RS

img_7907_foto_1.jpg

Um ciclone extratropical na altura da costa do Uruguai impulsiona ar frio e seco de origem polar para o Rio Grande do Sul, afastando a instabilidade nesta segunda-feira. O sol aparece com nuvens na maior parte do Estado, mas algumas áreas ainda têm maior nebulosidade, sobretudo no começo do dia. Pode chover e garoar, por exemplo, em parte desta segunda, no Norte e Nordeste do Estado.

A temperatura cai com o ingresso do ar polar e o resfriamento será mais sentido no final do dia, quando ocorrem as mínimas. O vento moderado e que deve ter rajadas por vezes fortes no Sul e no Leste do Estado reforçará a sensação de frio.

Em Camaquã, a temperatura varia entre 12ºC e 16ºC. As mínimas rondam os 4°C em São José dos Ausentes e os 6ºC em Santana do Livramento. As máximas, por sua vez, não devem passar dos 18°C em Capão da Canoa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 10°C e 17°C.

Chuva forte e temporais com raios, vento e granizo atingiram várias regiões do Estado neste domingo. Porto Alegre teve alagamentos com precipitação que até às 18h somava 58 mm ou 60% da média histórica de chuva de maio todo. Arroio transbordou no bairro Sarandi que teve 50 mm. Ocorreram alagamentos também em cidades da Grande Porto Alegre e Pelotas, onde a chuva igualmente alcançou 60 mm.

Houve relatos de granizo isolado na área metropolitana e no interior. Fortes trovoadas, com a altíssima incidência de raios, acompanharam a chuva. Em Santa Maria, o forte vento atingiu 85 km/h.