costa doce

Arambaré e Dom Feliciano lideram acúmulos de chuva no RS nas últimas horas

Arambaré registrou mais de 82 mm de precipitação até o meio-dia desta sexta-feira (28); Dom Feliciano alcançou os 65mm e Camaquã registrou 56,8 mm

Um forte volume de chuva atingiu diversos municípios do Rio Grande do Sul ao longo da manhã e início de tarde desta sexta-feira, 28 de agosto. Segundo dados consolidados às 12h pela Defesa Civil do Estado, em conjunto com Simagro, Cemaden e Inmet, a cidade de Arambaré registrou o maior acumulado do período em apenas seis horas, atingindo a marca de 82,4 mm. Na sequência das localidades mais afetadas aparecem Caçapava do Sul, com 66,1 mm, e Dom Feliciano, onde a precipitação alcançou 65,6 mm.

Arambaré e Dom Feliciano lideram acúmulos de chuva no RS nas últimas horas
Foto: Pixabay

Arambaré lidera o ranking

Os volumes expressivos concentraram-se principalmente nas regiões Centro-Sul, Sul e Campanha gaúcha. Cidades vizinhas como Cristal (63,0 mm), Mostardas (61,0 mm), Lavras do Sul (58,2 mm) e Camaquã (56,8 mm) também registraram acumulados superiores aos 50 milímetros no mesmo intervalo de tempo. A elevada quantidade de água em curto período mantém as equipes municipais e os órgãos de emergência em estado de alerta para eventuais transtornos na infraestrutura e pontos de alagamento.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Confira os principais acumulados registrados até as 12h nas cidades gaúchas:

  • Arambaré: 82,4 mm;

  • Caçapava do Sul: 66,1 mm;

  • Dom Feliciano: 65,6 mm;

  • Cristal: 63,0 mm;

  • Mostardas: 61,0 mm;

  • Lavras do Sul: 58,2 mm;

  • Camaquã: 56,8 mm;

  • Cerro Grande do Sul: 55,8 mm;

  • São Gabriel: 55,6 mm;

  • Santana da Boa Vista: 53,4 mm;

  • São Lourenço do Sul: 51,4 mm;

  • Amaral Ferrador: 49,4 mm;

  • Porto Alegre: 32,4 mm;

  • Pelotas: 37,8 mm;

  • Rio Grande: 30,2 mm.

A Defesa Civil reforça a orientação para que a população das áreas afetadas permaneça atenta aos avisos meteorológicos e evite atravessar locais com pontos de alagamento ou enxurrada. Em caso de situações de risco, emergências devem ser comunicadas aos números 190 (Brigada Militar) ou 193 (Corpo de Bombeiros).