Search
[adsforwp-group id="156022"]
Saúde

“As pessoas criaram um preconceito, Aids é a doença, o HIV a gente controla”, diz especialista do SAE

Diretor da Vigilância Sanitária e equipe detalham ações voltadas para Camaquã e região
Foto: Bruno Bonilha/Acústica FM
Foto: Bruno Bonilha/Acústica FM

A Campanha Dezembro Vermelho marca uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras IST (infecções sexualmente transmissíveis), chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas. Em entrevista para a Acústica FM, o coordenador da vigilância sanitária de Camaquã, Fabiano Martins, junto a equipe do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), representada pela enfermeira, Daiane Riston e a farmacêutica, Larissa Severo abordou a importância desta ação para a comunidade e o suporte oferecido pelo município.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Conforme o diretor, hoje o SAE, é uma equipe composta por médico, enfermeira, assistente social, psicóloga e dentista. O grupo atende na realização de exames e testes rápidos e oferecem acompanhamento e tratamento de pacientes com HIV e DSTs.

Camaquã, além de atender a população, atua como referência para o atendimento de outros quatro municípios da região no fornecimento de medicação:

“Com a Aids as pessoas criaram um preconceito em cima. Aids é a doença, o HIV a gente controla. Essa medicação é 100% gratuita, temos que terminar com esse preconceito”, afirma farmacêutica.

Em Camaquã há 388 pacientes com HIV, deste total 74 pacientes trabalham o processo de adesão, no qual há sete pessoas que pararam o tratamento e acompanhamento médico:

“No momento em que para o tratamento, a carga viral aumenta. No momento em que faz o tratamento é para o resto da vida, uma escolha do paciente”, explica a profissional de saúde.

Confira a entrevista na íntegra.

Tags: aids, dezembrovermelho, Saúde