O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, foi agraciado com o Prêmio Folha Verde, na noite de quarta-feira, 5 de dezembro, no Teatro Dante Barone da Assembleia do Rio Grande do Sul. O prêmio, que distingue personalidades e entidades que contribuíram para o desenvolvimento da agropecuária gaúcha, foi concedido ao ministro na categoria Setor Público Agropecuário.
Mendes Ribeiro agradeceu a homenagem e sublinhou o trabalho realizado para superar os problemas surgidos no setor primário brasileiro com a longa estiagem, a crise na suinocultura e a questão do endividamento dos produtores. Ele afirmou que a pasta tem feito todos os esforços para superar as adversidades trabalhando para aumentar a dotação orçamentária, renegociar as dívidas e disponibilizar crédito agrícola com juros mais acessíveis aos produtores. “Eu sempre olhei a agricultura como parlamentar e não vai ser agora, como ministro que isto vai mudar. O produtor precisa sentir a mão do Estado ao seu lado, tendo a presença do governante ao seu lado, propiciando que ele tenha estrutura para plantar e crescer”, destacou.
O presidente do Parlamento gaúcho, deputado Alexandre Postal (PMDB), agradeceu a presença do ministro e demais autoridades, parlamentares e convidados. “O prêmio Folha Verde faz, na sua edição de 2012, o reconhecimento daqueles que em suas áreas conseguiram se destacar, apesar do ano difícil que tivemos”, sublinhou.
O prêmio Folha Verde, distinção criada em 1995 na Casa, traz na sua essência o simbolismo de reconhecer a atuação de personalidades e entidades que fizeram e fazem pelo desenvolvimento do setor primário gaúcho e brasileiro.