Search
[adsforwp-group id="156022"]

Assembleia Legislativa do Estado é iluminada de vermelho

img_42410_foto_1.jpg

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul está sendo iluminada de vermelho em alusão ao Junho Vermelho, mês que celebra o dia mundial do doador de sangue na próxima segunda-feira, dia 14, e marca uma série de ações de incentivo à doação de sangue. Iluminar a Assembleia Legislativa com a cor vermelha faz parte de uma campanha da Secretaria de Saúde do estado que visa aumentar os estoques nos bancos de sangue estaduais. Segundo a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul, os hemocentros gaúchos registraram queda no número de doações desde que a pandemia começou.

Para doar, é necessário estar em boas condições de saúde, apresentar documento de identidade com foto, pesar no mínimo 50 quilos (sem contar as vestimentas) e ter entre 16 e 69 anos de idade. Menores de 18 anos devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis legais. Além disso, existem algumas recomendações prévias para o doador, são elas: não estar em jejum, evitar alimentação gordurosa, ter dormido pelo menos 6 horas antes de doar, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores, não fumar pelo menos duas horas antes da doação.

Em cada doação são retirados cerca de 450ml de sangue, quantia que pode ajudar até 4 pessoas. De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul, o atendimento aos doadores é realizado com todo o cuidado necessário e respeitando os protocolos de prevenção contra a Covid-19. O horário de funcionamento do hemocentro do estado para doação de sangue é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Além disso, as doações podem ser agendadas através do WhatsApp do hemocentro, (51) 9 8405-4260.