Search
Camaquã
27°C
Camaquã
27°C
Enchentes

Assentados da Região Metropolitana se mobilizam nas rodovias gaúchas

Grupos solicitam ações do Governo Federal para amenizar os impactos das cheias
Foto: Reprodução/Sandra Rodrigues
Foto: Reprodução/Sandra Rodrigues

Na manhã desta quarta-feira (29), assentados de Nova Santa Rita, Eldorado do Sul e Viamão, atingidos pelas enchentes do Rio Jacuí, estão as margens das BRs. O objetivo é dialogar com a sociedade e expor a grande perda na produção agroecológica da região. As famílias pedem ações do governo do estado e federal para amenizar os impactos das inundações.

Em Viamão, a manifestação ocorre na entrada do Assentamento Filhos de Sepé. Em Nova Santa Rita, na BR 390, Assentamento NSanta Rita de Cássia 2, e em Eldorado do Sul, na BR 290, entrada do Assentamento Lanceiros Negros.

Os assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) nesses municípios foram afetados pelas enchentes que atingiu diretamente mais de 3500 hectares de arroz. A região concentra a maior área plantada de arroz orgânico da América Latina.

O MST está solicitando a todos os órgãos, tanto ao nível federal como estadual, ajuda para conseguir manter o Projeto de Produção de Arroz Orgânico e as hortas das famílias atingidas. O movimento cobra medidas que atendam a demanda de produção de forma urgente, como:

  • Renegociação das dívidas de todos os agricultores atingidos;
  • Investimento através do Plano Camponês;
  • Crédito emergencial de R$ 15 mil por família para aquisição de equipamentos e utensílios de produção;
  • Linha de Recurso Emergencial com subsídio dos governos federal e estadual;
  • Infraestrutura de estradas além de barragens.

Tags: BR-290, Eldorado do Sul, MST, Nova Santa Rita