O contrato de financiamento de obras pendentes em Porto Alegre relacionadas à Copa do Mundo de 2014 foi assinado na manhã desta terça-feira no Paço Municipal, no Centro da cidade. O acordo, entre prefeitura e Banrisul, irá promover a continuidade dos trabalhos iniciados há seis anos. O prefeito Nelson Marchezan acredita que as seis obras devem ser retomadas em 30 dias.
“Nós estamos aqui retomando obras que começaram em março de 2012. Seis anos. Foram R$ 390 milhões aplicados. Nós precisamos de 320 milhões para concluir os trabalhos”, salientou em pronunciamento.
Durante o seu discurso, Marchezan falou ainda dos problemas financeiros da prefeitura de Porto Alegre e disse que a assinatura do contrato demonstrou claramente a incompetência na gestão municipal nos últimos anos. “Precisamos corrigir as finanças de uma cidade que tem déficit desde 2005. O município de Porto Alegre faliu, há anos. Nós precisamos mudar este rumo”, afirmou.
Além disso, o prefeito deu um “puxão de orelhas” em vereadores para que votem projetos relacionados às finanças da cidade. “Sem o legislativo não se fazem as mudanças necessárias”, disse. Marchezan recordou que a prefeitura não tem como contar com empresas que façam os serviços em Porto Alegre de graça.