Search
[adsforwp-group id="156022"]

Associação recomenda que dentistas adiem procedimentos odontológicos eletivos

img_30064_foto_1.jpg

Através de uma nota de esclarecimento, publicada neste domingo (22), A Associação Brasileira de Odontologia do Rio Grande do Sul (ABORS) – Regional Centro Sul recomendou que os dentistas adiem procedimentos odontológicos eletivos. A recomendação é que sejam realizados apenas procedimentos de urgência, que envolvem dor.

De acordo com a ABORS, a assistência odontológica apresenta um alto risco para a disseminação do novo coronavírus (SARS-CoV-2), devido à grande possibilidade de exposição aos materiais biológicos proporcionada pela geração de aerossóis durante os procedimentos.

Confira a nota na íntegra:

NOTA DE ECLARECIMENTO

A Associação Brasileira de Odontologia do Rio Grande do Sul (ABORS) – Regional Centro Sul vem a público expressar sua extrema preocupação com os Cirurgiões-Dentistas associados e toda a população. Segundo a Nota Técnica Nº 04/2020 da Anvisa, a assistência odontológica apresenta um alto risco para a disseminação do novo coronavírus (SARS-CoV-2), devido à grande possibilidade de exposição aos materiais biológicos proporcionada pela geração de aerossóis durante os procedimentos.

Desta forma, recomenda-se, se não for clinicamente urgente, o dentista deve considerar adiar procedimentos odontológicos eletivos. Para procedimentos considerados clinicamente urgentes, os profissionais devem tomar uma série de medidas de modo a prevenir-se de uma possível infecção. A urgência de um procedimento é uma decisão baseada em julgamento clínico e deve ser tomada caso a caso.

Ressalta-se que como há a possibilidade de transmissão do novo coronavírus, mesmo em pacientes assintomáticos e como a assistência odontológica está no topo da pirâmide de profissionais em risco, recomenda-se que sejam realizados apenas procedimentos de urgência envolvendo dor, minimizando os riscos de infecções cruzadas.

Por fim, destaca-se que diversos associados já aderiram ao isolamento voluntário e aguardam novas orientações dos órgãos competentes para o retorno ao trabalho. Em caso de urgência, procure o seu dentista e peça orientações para o seu atendimento.

Atenciosamente,

Rafael Ciotta Alves

Cirurgião-Dentista e Presidente da ABORS – Centro Sul

Camaquã, 22 de março de 2020.