Search
[adsforwp-group id="156022"]

Ato com mais de 6 mil pessoas marca posse de diretores de escola na Capital

img_1916_foto_1.jpg

A cerimônia de posse simbólica dos gestores das escolas estaduais do Rio Grande do Sul reuniu mais de 6 mil pessoas no pavilhão da Fiergs na tarde desta terça-feira (11). Com a presença de professores, diretores, coordenadores regionais de Educação e gestores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o secretário da Educação, Jose Clovis de Azevedo, o chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, representando o governador Tarso Genro, e a vereadora Sofia Cavedon, representante do Legislativo municipal, foram ouvidos e diplomaram simbolicamente 30 diretores – um de cada Coordenadoria Regional de Educação (CRE). O processo eleitoral que define a nova gestão das escolas estaduais para o período 2013-2015 foi deflagrado no dia 22 de novembro e deve estar finalizado nos próximos dias. Elas assumem as escolas em 30 de dezembro.
 
Representando o governador Tarso Genro, que compõe a comitiva da presidente Dilma Roussef em viagem à França, Pestana reiterou o compromisso do Governo do Estado com a educação, com a valorização profissional e com as escolas da rede. “O resultado e a transformação que buscamos para a educação gaúcha têm nos diretores figuras centrais para sua efetivação”, afirmou.
 
O secretário Jose Clovis saudou os colegas professores e destacou no início de sua intervenção que os diretores assumem a responsabilidade em um momento favorável, de retomada de todas as frentes da educação gaúcha. Foram 914 obras emergenciais e R$ 112 milhões investidos, as escolas tiveram aumento na autonomia financeira, serão entregues 30 mil tablets para professores do Ensino Médio no próximo semestre, o Plano de Necessidades de Obras (PNO) está em andamento, houve incremento de investimento em projetos de incentivo à leitura, realização de concurso público e encaminhamento para mais dois concursos em 2013, para professores e servidores de escolas. “Apostamos em um diretor que seja bom gestor administrativo e pedagógico, que dê ritmo ao desenvolvimento de projetos e à reestruturação curricular nos ensinos fundamental e médio”, disse. Azevedo encerrou levando aos diretores o desafio que é de toda a Seduc: aumentar a permanência dos jovens no ensino médio e diminuir a reprovação: “Tudo o que se faz na escola é bom se resultar na melhoria do aprendizado de crianças, adolescentes e jovens”.

Érika Marques Leal é uma das diretoras que acompanhou a cerimônia. Eleita pela comunidade escolar da Escola Estadual de Ensino Fundamental José Brusque Filho, de Pelotas (5ª CRE), ela se diz uma idealista. Enfatizando acreditar no papel da educação para a transformação do ser humano, Érika afirma que terá na mediação de conflitos disciplinares o foco central da atenção à frente da escola: “Precisamos apontar oportunidades para os estudantes e buscar parcerias com universidades, prefeitura e outras instâncias de governo para garantir benefícios para a escola e melhor aprendizagem e índices de aprovação de nossos alunos”.

Entre as prioridades da gestão da escola, que tem cerca de 300 alunos, Érika aponta maior integração com as famílias da comunidade. A diretora, que completa dez anos na rede estadual em abril próximo, já atuou na escola entre 2003 e agosto de 2005. Depois, atuou em escola de Rio Grande, onde também foi diretora. Ela retornou às salas de anos iniciais em Pelotas no início de 2012.