Search
[adsforwp-group id="156022"]

ATUALIZAÇÃO do Instagram causou ISSO nas contas

img_56917_foto_1.jpg

O Instagram nem sempre é usado por todas as pessoas. No entanto, existem muitos brasileiros para quem o Instagram desempenha um papel fundamental em sua estratégia de comunicação online , e o mesmo vale para muitas empresas. De criadores de conteúdo a grandes multinacionais, eles utilizam a outra grande rede social da Meta para seu perfil público, pois um problema com o serviço pode ter um impacto muito sério em suas estratégias de comunicação. Isso acontece sempre que, por exemplo, há uma interrupção do serviço, como a que experimentamos na semana passada com o WhatsApp (também do Meta), mas há algo que pode ser ainda pior do que uma interrupção geral do serviço.

Estou me referindo, é claro, a um problema específico de uma (ou muitas contas) e, claro, sua gravidade aumenta exponencialmente dependendo do mal afligido . Por exemplo, não poder responder a postagens de terceiros (ou respostas às nossas) é mais ou menos um problema, dependendo da política de resposta usual dessa conta. Não poder criar novas publicações é muito pior, claro, mas o topo de gama neste sentido encontra-se, sem dúvida, no fecho da conta.

E é isso que está acontecendo, durante as últimas horas, e isso foi confirmado pela conta desta rede social no Twitter . E é que, de repente, o Instagram bloqueou milhares de contas sem motivo aparente . Como podemos ler na referida mensagem, a empresa está plenamente ciente do incidente e afirma estar investigando as causas, mas desde o meio-dia, quando as primeiras contas descartadas começaram a ser relatadas, ainda não parece ter sido resolvido.

Assim, durante todas essas horas Instagram, Insta, #instagramdown e termos e hashtags semelhantes estão povoando o Twitter , com capturas de tela de usuários com a mensagem que é exibida quando eles tentam acessar suas contas sem sucesso. Nessas mensagens, os usuários são informados de que sua conta foi suspensa, e o usuário tem um prazo de 30 dias para recorrer dessa decisão, com um botão que, em tese, permitiria o início do processo.

O problema adicional é que, segundo muitos usuários, pressionar este botão os leva para uma página em branco e, em outros casos, para uma mensagem indicando que não é possível realizar essa operação porque, por motivo pouco claro, a função está não disponível. Nestas circunstâncias, o perfil do usuário deixa de ser visível e, claro, também não é possível acessá-lo para, como medida de segurança, baixar o conteúdo que nele possamos ter armazenado.

Embora o Instagram não tenha indicado o número de contas afetadas (é possível que ainda não o saibam) parece que a incidência tem sido bastante elevada, com algumas contas a indicar que perderam, a certa altura, vários milhares de seguidores . Agora, é claro, a chave é que a empresa consiga identificar o motivo desse problema e, claro, restaurar as contas ao estado anterior. E, bem, seria apreciado se eles também nos explicassem o que aconteceu, mas já vejo isso como um pouco mais complicado.