Search
[adsforwp-group id="156022"]

AUD realiza cadastro ambiental rural de usuários

img_3937_foto_1.jpg

A Associação dos Usuários do Arroio Duro (AUD)contratou uma empresa especializada em georreferenciamento, topografia e consultoria ambiental, para realizar o Cadastro Ambiental Rural (CAR) para seus associados e todos os usuários com propriedades dentro do perímetro de irrigação da Barragem do Arroio Duro, Levante da Divisa e Levante da Pacheca.

A AUD representa 280 produtores, com 62.000 hectares de área, localizados nos municípios de Arambaré, Camaquã e Cristal. A expectativa da entidade é de que a área total cadastrada pela associação possa atingir 90.000 hectares, considerando os produtores não associados, mas com propriedades dentro de seu perímetro abrangência.

Em entrevista ao programa “Bom Dia 97”, da Acústica FM, o engenheiro agrônomo da AUD, Everton Fonseca, destacou a importância de o produtor realizar o cadastro: “Quem não tiver o CAR terá diversos problemas. A partir de 2017, o produtor não terá acesso a crédito. Já na próxima safra a AUD vai exigir o protocolo de entrega do CAR para fornecer a água. O produtor não pode deixar o cadastro para a última hora”, destaca.

Segundo engenheiro agrônomo da Geoplam, empresa responsável pelo cadastro, Cristiano Gotuzzo, os trabalhos já atingiram 20% do total da área nos primeiros 15 dias de trabalho. No Rio Grande Sul, apenas 2% da área foi cadastrado. No Brasil o percentual é de 57%. O atraso no Estado se deu devido à falta de legislação para regularizar a área do Bioma Pampa, que foi definida apenas no início deste mês.

Para realizar o cadastro, o produtor deve entrar em contato com a AUD e agendar um atendimento, que acontece nas quartas e quintas-feiras, entre 8h e 17h. Além do agendamento, é necessário apresentar uma cópia do comprovante de residência, CPF, documento oficial com foto, matrícula do imóvel, Certificado de Cadastro de Imóvel Rural e, se tiver mapa atualizado da área.

O que é o CAR

O Cadastro Ambiental Rural – CAR é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, que tem por finalidade integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente – APP, das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país.

Como fazer

A inscrição deve ser feita junto ao órgão ambiental estadual ou municipal competente, que disponibilizará na internet programa destinado à inscrição no CAR, bem como à consulta e acompanhamento da situação de regularização ambiental dos imóveis rurais.

Mais informações

O Governo Federal dispõe de um site especial do Cadastro Ambiental Rural. Nele é possível tirar dúvidas, baixar o programa e ter acesso aos dados à legislação vigente.