Search

Aulas em vídeo gratuitas para o Enem começam nesta segunda-feira (18)

Com a finalidade de oferecer aulas preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aos estudantes gaúchos, o governo do Estado lança a 3ª edição do Pré-Enem Seduc RS. Realizado por meio da Secretaria Estadual da Educação (Seduc) e da Secretaria de Comunicação (Secom), o projeto terá exibição diária na TVE, de segunda a sexta-feira, das 16h às 17h30, entre os dias 18 de abril e 18 de novembro. As aulas também serão transmitidas e ficarão disponíveis pelo canal do Youtube TV Seduc RS.

Foto: Divulgação

Para os professores que participarão novamente da ação, poder desenvolver um trabalho com os alunos por mais tempo gera grande expectativa. “Estou trabalhando a disciplina de Química no Pré-Enem pelo segundo ano consecutivo. Em 2021, entrei no meio do período letivo e agora pretendo poder integrar a equipe até o final do ano. Gostaria de ajudar os alunos a atingirem desempenhos melhores no Enem”, conta a professora Camila Grandini, da 11ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).

De acordo com o professor Clênio Vidnei Mazzonnetto, da 20ª CRE, o Pré-Enem Seduc RS é um facilitador que está ao acesso de toda comunidade escolar gaúcha. “Eu participei do curso no ano passado com o componente curricular de História. Agora, estou lecionando Filosofia e Sociologia. Acredito que o Pré-Enem serve como suporte à visão do professor na sala de aula. Não substitui os conhecimentos aprendidos em sala de aula, mas complementa. É uma excelente oportunidade para que os alunos possam estudar no momento que ficar melhor para eles”, afirma.

Serão oferecidos os componentes curriculares de Física, Química, Biologia, Matemática, História, Geografia, Filosofia e Sociologia, Literatura, Língua Portuguesa, Artes, Língua Estrangeira (Inglês e Espanhol) e Redação.

As transmissões contarão com a presença de 11 professores e terão novamente a participação de tradutoras da Língua Brasileira de Sinais (Libras), que garantirão acessibilidade a todos os encontros.

As aulas seguem a Matriz de Referência do Enem e são estruturadas de forma interdisciplinar, com realização de exercícios de exames anteriores, sempre levando em consideração os temas contemporâneos transversais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

TEXTO: Governo do Estado