Search

Aumenta número de focos do mosquito Aedes Aegypti em Camaquã

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A prefeitura Municipal de Camaquã, através da Secretária Municipal de Meio Ambiente, divulgou neste mês a identificação de 14 focos do mosquito Aedes Aegypti, registrados em diversos bairros. Na manhã desta segunda-feira (21), o diretor do Centro Municipal de Vigilância Sanitária, Fabiano Martins concedeu entrevista para a Rádio Acústica FM.

Conforme o diretor, a população precisa estar alerta, cooperando com o departamento, assim evitando a proliferação do mosquito. Ele destaca que após a pandemia de coronavírus, os agentes sanitários identificaram que não há mais um período sazonal definido de avanço do inseto no Estado.

A identificação dos focos na cidade ocorreu através do programa de controle ao mosquito Aedes Aegypti, que existe na cidade há alguns anos e se manteve atuante na pandemia. Dos casos identificados neste ano, sete focos estão concentrados no bairro Centro, quatro no Dona Tereza e três no Viégas.

Comparativo dos últimos anos em Camaquã:

Em 2018 foram identificadas sete amostras positivas para Aedes Aegypti. No ano de 2019 o número caiu para seis. Já no ano de 2020, o número saltou para 14.

O número de amostras positivas aumentou significativamente em 2021 e chegou a 20 confirmações. Agora, em menos de três meses, Camaquã já tem dez registros em 2022. 

Junto ao diretor estavam presentes os servidores Grace Mello e Sherlom Peglow. Eles explicaram o trabalho das equipes de endemias no município

A Vigilância Sanitária está localizada na Rua General Zeca Netto, 676, Centro. O horário de atendimento ao público é de segunda à quinta-feira das 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30 min. Sendo expediente interno nas sextas-feiras. O departamento atende pelo telefone: (51) 3671.8665.

Confira a entrevista: