Search
[adsforwp-group id="156022"]

Aumenta risco de chuva forte e temporais no Rio Grande do Sul

img_1449_foto_1.jpg

Um sistema de baixa pressão intensifica a instabilidade sobre o Rio Grande do Sul nesta segunda-feira. A nebulosidade predomina e chove em praticamente todas as regiões no decorrer do dia. A chuva será forte com volumes expressivos em diversos pontos já pela manhã, especialmente no Oeste, na faixa Central e também no Leste. O risco de temporal com vento e granizo aumenta e um grande número de localidades pode registrar tempo severo com transtornos. A temperatura segue elevada e a sensação de abafamento se mantém.

O final de semana transcorreu com instabilidade na maior parte do Rio Grande do Sul, devido à atuação de uma massa de ar quente e úmido de origem tropical. Áreas de instabilidade provocaram chuva forte e temporais especialmente com granizo isolado na Metade Oeste do Estado, é onde a instabilidade esteve mais concentrada e favoreceu volumes elevados de chuva em algumas cidades como São Borja, com 96,8 mm no extremo Oeste, e Palmeira das Missões, com 72,2 mm no Noroeste. 

Nesta segunda-feira, o mau tempo ganha o reforço de um sistema de baixa pressão que vai espalhar mais a instabilidade pelo território gaúcho e chuva localmente forte, temporais com vento e granizo poderão afetar também a Metade Leste do Estado, até mesmo o Sul, que tem permanecido com o tempo mais aberto, poderá enfrentar instabilidade forte. Na terça e quarta-feira fechando o mês de outubro o tempo seguirá instável e também chove na maioria das regiões, entretanto, a chuva será bastante irregular e apenas nas metades Leste e Norte é que ainda deve chover localmente forte com risco de temporais isolados.