Durante o programa Primeira Hora desta terça-feira (31), o urologista Dr. Rafael Fraga comentou acerca dos sintomas de aumento benigno da próstata, usando como exemplo um dos casos de seus pacientes atendidos na clínica.

Fraga comentou sobre o caso de um paciente de 70 anos, que vem sendo tratado por ele há 15 anos. Na ocasião, o homem chegou ao consultório alegando gotejamento após o término da micção, vontade de urinar várias vezes seguidas e sensação de esvaziamento incompleto da bexiga.
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
Rafael então orientou o paciente ao uso de medicamentos, e segundo o Fraga, o homem evoluiu muito bem nos últimos 15 anos. No entanto, 10 dias atrás, o mesmo retornou ao consultório expondo a piora e sintomas como dor na altura da bexiga e a mesma dificuldade para esvaziar o órgão. Ao realizar a ecografia, Fraga levantou que a próstata do paciente estava com 149 gramas – quando o normal é pesar de 20g a 30g.
Dr. Rafael indicou a cirurgia ao paciente
Após ser passada a sonda e retirada a urina da bexiga do paciente, ele retornou 24h depois no consultório de fraga alegando piora nos sintomas. Prontamente, Fraga indiciou o procedimento cirúrgico ao paciente.
O urologista destaca que, nesses casos, seguidamente vive um dilema com seus pacientes: “Eu me vejo sempre entre a cruz e a espada. A medida que a gente indica fazer uma cirurgia mais precocemente, o paciente se assusta e pensa que o médico quer operá-lo sem necessidade. No entanto, com o passar dos anos, a bexiga vai envelhecendo rapidamente, então quanto antes a gente tomar a decisão de fazer a cirurgia, melhor vai ser o resultado”, completa Fraga.



