O programa Auxílio Empreendedor recebeu 6.500 inscrições, das quais 3.000 foram selecionadas para receber o benefício de R$ 500
As transmissões do programa serão feitas neste mês de outubro por meio de uma caderneta de poupança social digital acessada pelo aplicativo Caixa Tem. A lista de beneficiários já foi publicada, com pagamento único previsto para 20 de outubro.
Como é feito os depósitos dos valores?
Foi firmada parceria com a Caixa Econômica Federal para pagamentos a serem feitos pelo banco. Aqueles sem acesso à conta bancária serão informados sobre como acessar a conta poupança social digital alimentada pelo aplicativo Caixa Tem.
Os recursos de R$ 500 destinados ao apoio ao empreendedorismo são provenientes do Fundo Municipal de Empreendedorismo e Inovação (Fumipeq). A Secretaria Municipal de Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) é responsável pela administração do benefício.
Quem pode receber o auxílio?
O Auxílio Empreendedor foi criado para ajudar pequenos empresários afetados pela crise financeira a repassar renda adicional ao grupo para que ele possa investir na empresa. Nesse caso, a seleção para os escolhidos contemplava as seguintes condições:
- Não ter emprego formal;
- Não receber benefícios previdenciários ou previdenciários;
- Nenhuma referência à morte em bancos de dados do governo federal, estadual ou local;
- Não ter sido condenado por crime contra a administração pública;
- Sem posse em regime fechado;
- Não receber seguro desemprego;
- Não ser beneficiário do Programa Bolsa Família (PBF);
- ter 18 anos ou mais;
- Ser residente na cidade de Manaus.