Feito pelo governo do Brasil para ajudar famílias de baixa renda a comprar gás de cozinha, o Auxílio Gás ultrapassou o número de beneficiários de 5,98 milhões de brasileiros em outubro. O programa social que é pago bimestralmente, pode liberar sua última parcela em dezembro.
Em julho, o Congresso Nacional aprovou a PEC Kamikaze, proposta de emenda constitucional que destinava recursos para a ampliação deste e de outros programas sociais. O vale-gás nacional passou de 50 do preço médio de uma garrafa de 13kg para 100 a este nível.
Ainda em outubro quando foi paga a última parcela do benefício, cada família recebeu R$ 112. O pagamento também será de 100 do preço médio da garrafa em dezembro, mas a partir do ano que vem o valor voltará ao patamar original de 50 .
Quem recebe o Auxílio Gás?
Conforme diretrizes, o Departamento de Cidadania é responsável por selecionar e aprovar as famílias que atendem aos critérios de elegibilidade. Para obtê-lo, você deve atender aos seguintes requisitos: estar cadastrado no Cadastro Único (CadÚnico) e ter renda familiar per capita mensal de até meio salário mínimo (R$ 606); ou
Entre seus membros residentes no mesmo domicílio que recebam o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Não é possível solicitar o voucher de gás diretamente. A família que atende aos requisitos só precisa aguardar a aprovação do governo.
Calendário de dezembro
O repasse dos recursos ocorre nas mesmas datas do Auxílio Brasil, de acordo com o final do Número de Identificação Social (NIS) do aprovado. Confira o calendário de pagamento da última parcela do vale-gás em 2022:
- NIS final 1: 12 de dezembro;
- NIS final 2: 13 de dezembro;
- NIS final 3: 14 de dezembro;
- NIS final 4: 15 de dezembro;
- NIS final 5: 16 de dezembro;
- NIS final 6: 19 de dezembro;
- NIS final 7: 20 de dezembro;
- NIS final 8: 21 de dezembro;
- NIS final 9: 22 de dezembro;
- NIS final 0: 23 de dezembro.
Vale destacar que o governo federal pode alterar o cronograma e antecipar os pagamentos da parcela de dezembro assim como fez nos últimos meses. Ainda não há confirmação sobre a prorrogação do Auxílio Gás para o próximo ano.