Um avião de pequeno porte sofreu um acidente na manhã desta quinta-feira (9), em Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo. A informação foi confirmada pela prefeitura local. O acidente ocorreu próximo ao aeroporto da cidade, no centro, e imagens que circulam nas redes sociais mostram a aeronave em chamas na faixa de areia da Praia do Itaguá.
Segundo o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), a aeronave sofreu uma excursão de pista, que ocorre quando o avião sai da superfície da pista do aeródromo durante uma operação de pouso ou de decolagem. A excursão de pista pode acontecer de duas formas: por veer off (saída lateral) ou overrun (final da pista).
Avião que caiu em Ubatuba estava com operação negada para táxi aéreo
A aeronave, de modelo 525, com matrícula PR-GFS, foi fabricada em 2008 pela empresa Cessna Aircraft e tem capacidade para sete passageiros, além de dois pilotos. De acordo com o sistema da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave estava com operação negada para táxi aéreo, mas com situação de aeronavegabilidade considerada ‘normal’.
Até o momento, não há informações oficiais sobre vítimas. Equipes das forças de segurança atuam na ocorrência, buscando informações sobre o número de pessoas a bordo e as causas do acidente. A área foi isolada para o trabalho das equipes de resgate e investigação.
As autoridades competentes devem apurar as circunstâncias do acidente e tomar as medidas cabíveis.