Search
[adsforwp-group id="156022"]
Zona Sul do Estado

Azonasul critica governo federal por informações equivocadas sobre recursos

Em nota, os 23 prefeitos expressaram insatisfação com as informações
Azonasul critica governo federal por informações equivocadas sobre recursos
Foto: Divulgação/Prefeitura de Rio Grande

Os 23 prefeitos que compõem a Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) expressaram sua insatisfação com as informações divulgadas pelo governo federal sobre a liberação de recursos para a reconstrução da região, após as fortes chuvas de maio. Em nota oficial, os gestores municipais manifestaram “indignação e repúdio” aos dados apresentados.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

O que diz a Azonasul sobre o assunto

Segundo a Azonasul, os valores anunciados não correspondem a novas receitas que os municípios receberam para realizar os reparos necessários. A maior parte desses recursos, de acordo com os prefeitos, consiste em antecipações de benefícios, financiamentos e prorrogações de pagamentos de tributos, o que, na visão dos gestores, induz a população a erro, ao dar a entender que se trata de novos investimentos destinados à recuperação dos danos causados pelas cheias.

A expectativa dos prefeitos era que a Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul “proporcionasse uma aproximação eficaz entre as prefeituras e o Governo Federal, com um conhecimento mais profundo das realidades locais e uma alocação de recursos mais rápida e eficiente, atendendo às necessidades urgentes das comunidades afetadas”, conforme consta na nota.

Os gestores municipais ressaltam que as comunidades afetadas pelas chuvas necessitam de recursos financeiros imediatos e direcionados para a reconstrução de infraestruturas, como pontes, estradas e redes de água e esgoto. Além disso, os prefeitos cobram mais transparência e agilidade na liberação dos recursos, para que as obras de recuperação possam ser iniciadas o mais rápido possível.

Leia a nota na íntegra:

Tags: Azonasul, governo federal, Rio Grande do Sul