Search
[adsforwp-group id="156022"]

Bagé inicia vacinação contra a covid-19 em profissionais da segurança pública

img_40297_foto_1.jpg

A prefeitura de Bagé iniciou na última semana a vacinação contra o coronavírus em profissionais da segurança pública. O grupo que recebeu a imunização, não está entre os alvos prioritários dentro do cronograma. A iniciativa do prefeito, Divaldo Lara, que deve gerar sanções judiciais, inspira municípios da região.

De acordo com informações do poder executivo, a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) solicitou ao governador Eduardo Leite a inclusão dos servidores de segurança pública no grupo prioritário. Já a Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), presidida pelo prefeito de Canguçu, Marcus Vinicius Pegoraro, emitiu o mesmo pedido ao Ministério da Saúde.

Conforme informações do portal Estadão, Lara está sendo investigado criminalmente e administrativamente pela alteração da ordem do plano federal de vacinação. A matéria aponta que cerca de 400 agentes de segurança foram imunizados.

Outras cidades gaúchas já sinalizaram a possibilidade de adotar a mesma medida, entre elas Jaguarão, entidades ligadas a segurança declararam apoio ao prefeito por meio de noras oficiais em redes sociais. Em São Paulo, o governador João Doria, anunciou ontem (24), a antecipação da vacinação dos policiais, bombeiros e agentes de escola penitenciária para o início de abril.

Segundo o governo, serão vacinados 180 mil profissionais da área da segurança pública da ativa, de todas as forças. Isso engloba policiais militares e civis, bombeiros, policiais científicos, agentes de segurança e de escolta penitenciária, além dos efetivos dos guardas civis municipais. Esta vacinação tem início no dia 5 de abril.