Search
[adsforwp-group id="156022"]

Baixa procura por vacinação entre crianças e idosos preocupa secretária

img_22901_foto_1.jpg

A meta de vacinação no Rio Grande do Sul está abaixo da esperada de acordo com a secretaria de saúde do Estado, Arita Bergmann. A representante da saúde apontou os dados em relação à campanha de vacinação no programa Primeira Hora desta segunda-feira (13).

De acordo com Arita, 58% da população estão vacinadas, mas ainda falta 2,2 milhões de pessoas para atingir quatro milhões no Estado. O grupo de maior necessidade de vacinação são as crianças acima de seis meses e menores de seis anos, que estão em 56% de alcance: “ainda falta muito para atingirmos a meta”, lamenta.

A secretaria reforça que os pais levem seus filhos até as secretarias de saúde em toda a região e ainda sugeriu que os locais de vacinação ampliem os horários de atendimento em até turnos opostos. Os idosos também tem baixa adesão e faltam em torno de 500 mil aplicações.

Ainda segundo ela, muitos impasses influenciam a ausência dos grupos prioritários como os fatores climáticos, por exemplo. A campanha se estende até o dia 31 de maio em todo o Rio Grande do Sul.

Todos os grupos estão com índice baixo de vacinação, à média está em torno de 58% no geral, os presos registrou 30%, os doentes crônicos 41%, já os policiais, bombeiros e militares está em 37%: “Vacinar é prevenir e proteger a saúde” destacou.