Search
VERÃO 2025

Balneabilidade: 13 pontos impróprios para banho no Rio Grande do Sul

Na Costa Doce, os balneários de Tapes seguem com restrições
Foto: Ilustração
Foto: Ilustração

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) divulgou o sétimo boletim do projeto Balneabilidade 2024-2025, nesta sexta-feira (31). Dos 93 pontos analisados no litoral norte e no interior, 80 estão próprios para banho e 13 impróprios. O número de locais próprios diminuiu em relação à semana passada, quando 83 pontos estavam liberados.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

No Litoral Norte, dos 34 pontos analisados, 31 estão próprios para banho e três impróprios. Os pontos com restrição para banho no litoral são: Edifício Aymoré e Edifício Yara, em Capão da Canoa, e Praia Recanto das Mulatas, em Barra do Ribeiro.

No interior do estado, os pontos impróprios estão localizados em diversos municípios, incluindo Cerrito, Osório, Pedro Osório, Pelotas, Santa Maria, Santiago, São Jerônimo e Tapes. As praias e balneários com restrição nestes municípios são: Balneário Cerrito, Lagoa do Peixoto, Balneário Pedro Osório, Valverde/Trapiche, Santo Antônio/Rua Bagé, Balneário Passo do Verde, Balneário Distrito de Ernesto Alves, Praia do Encontro, Balneário Rebelo e Praia do Pinvest.

A Fepam monitora a qualidade da água nos pontos de recreação do estado durante o verão, por meio do projeto Balneabilidade. O objetivo é informar a população sobre as condições de banho, garantindo a saúde dos banhistas e a preservação ambiental.

É importante que os veranistas consultem o boletim da Fepam antes de entrar na água e evitem os locais considerados impróprios para banho. A exposição à água contaminada pode causar diversas doenças, como problemas gastrointestinais, infecções de pele e olhos.

Confira os pontos que estão impróprios para banho nesta semana:

Município – Praia/Balneário

1 – Barra do Ribeiro – Praia Recanto das Mulatas/Lago Guaíba
2 – Capão da Canoa – Edifício Aymoré
3 – Capão da Canoa – Edifício Yara
4 – Cerrito – Balneário Cerrito/Rio Piratini
5 – Osório – Lagoa do Peixoto
6 – Pedro Osório – Balneário Pedro Osório/Rio Piratini
7 – Pelotas – Valverde/Trapiche
8 – Pelotas – Santo Antônio/Rua Bagé
9 – Santa Maria Balneário Passo do Verde – Rio Vacacaí
10 – Santiago – Balneário Distrito de Ernesto Alves/Rio Jaguarizinho
11 – São Jerônimo – Praia do Encontro/Rio Jacuí
12 – Tapes – Balneário Rebelo
13 – Tapes – Praia do Pinvest

Tags: Balenabilidade, Praias improprias, Tapes, Verão 2025