Search
[adsforwp-group id="156022"]

Bancada do PT vai pedir a cassação de Vereador por falas preconceituosas contra trabalhadores baianos

Foto: Bianca Prezzi/Câmara de Vereadores de Caxias do Sul
Foto: Bianca Prezzi/Câmara de Vereadores de Caxias do Sul

A Bancada do PT de Caxias do Sul, vai pedir junto a comissão de ética da Câmara de Vereadores a cassação do mandato do Vereador Sandro Fantinel do Partido Patriota, após as falas preconceituosas contra os trabalhadores e o povo baiano. Um inquérito policial foi instaurado pela 1° Delegacia de Polícia para investigar as falas do discurso do Vereador. O inquérito pode ser transferido para a Delegacia dos Crimes de Intolerância em Porto Alegre.

De acordo com o Vereador Lucas Caregnato, (PT), há o entendimento de quebra de vários artigos do regulamento da casa. Além disso uma ação junto ao Ministério Público também será realizada pelos vereadores. As falas discriminatórias foram feitas por Fantinel em uma sessão na tarde da última terça-feira (28), na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. Na ocasião, o Vereador fez referência aos trabalhadores encontrados em regime de trabalho análogo à escravidão na semana passada em Bento Gonçalves. 

– É uma falta de conhecimento somado a uma atitude discriminatória. Hoje há um jogo de narrativas que tenta associar a discriminação, o racismo e a xenofobia a liberdade de expressão. A discriminação jamais pode ser confundida com a liberdade de expressão, quem age dessa forma precisa responder. Afirmou Caregnato.

O Partido Socialismo e Liberdade (Psol), vai solicitar uma representação junto ao Ministério Público com o pedido de prisão do Vereador por racismo. 

–  Estamos finalizando a peça dirigida para o promotor público do Rio Grande do Sul, para que ele seja enquadrado no crime em flagrante de racismo. O nosso pedido é que o Ministério Público analise em regime de urgência para apurar e avaliar a prisão preventiva desse Vereador. Afirmou a presidente do PSOL-RS, a deputada estadual Luciana Genro.

Ainda segundo a deputada as imagens do discurso são nítidas: “Todo esse contexto probatório onde o Vereador se manifestou claramente de forma preconceituosa. O trabalho escravo está devidamente tipificado na nossa legislação desde 1989”.

Outros dois pedidos de cassação foram protocolados na manhã desta quarta-feira (01). Uma solicitação foi assinada pelo ex-vice prefeito Ricardo Fabris, além do pedido de investigação na comissão de ética protocolado pelo Partido Democrático Trabalhista (PTD), através da presidente municipal Cecilia Pozza. 

A reportagem da Acústica FM, tenta contato com o Vereador Fantinel, mas até o momento não obteve uma resposta. Na manhã desta quarta-feira (01), a Câmara de Vereadores, emitiu uma nota oficial pedindo desculpas ao povo baiano e ressaltando que foi um posicionamento individual do parlamentar.

Confira a nota: 

Legislativo caxiense se posiciona em relação à manifestação do vereador Sandro Fantinel/PATRIOTA

A Câmara Municipal de Caxias do Sul é a Casa da Representatividade e do Respeito. Por isso, a Mesa Diretora não compactua com nenhuma manifestação de preconceito, discriminação, racismo ou xenofobia.

Em decorrência do pronunciamento do vereador Sandro Fantinel/PATRIOTA em relação a trabalhadores baianos, na sessão ordinária da última terça-feira (28/02), ressaltamos que foi um posicionamento individual do parlamentar. Não traduz o pensamento e os valores da instituição e nem da totalidade dos vereadores.

Também pedimos desculpas ao povo baiano e a todos os migrantes que se sentiram atacados, destacando que são todos muito bem-vindos em nossa Caxias do Sul.