Search
[adsforwp-group id="156022"]

Barragem Maria Ulguim impediu um desastre ainda maior em Camaquã, segundo AUD

img_7468_foto_1.jpg

Com Licença de Operação concedida pela FEPAM – Fundação Estadual de Proteção Ambiental/RS desde o mês de outubro do ano passado, a Barragem Maria Ulguim, mostrou, com as intensas chuvas do último fim de semana que teve um acumulado superior a 160 mm, que está atendendo plenamente a sua função de contenção de cheias. 

De acordo com Everton Fonseca, engenheiro agrônomo da AUD – Associação dos Usuários do Perímetro do Arroio Duro, a barragem Maria Ulguim evitou problemas mais sérios nos bairros Maria da Graça, Gaúcho, Jardim, sem falar no risco que haveria se este volume extravasasse para o Arroio Duro, o que causaria transtornos seríssimos aos bairros das imediações da Ponte do CTG Camaquã. “Se não fosse a barragem a situação se agravaria e muito. A barragem Maria Ulguim acumulou neste intervalo de precipitação uma lâmina de água de 3,02 m de altura e foi registrado o volume de 1 milhão e 600 mil metros cúbicos de água, o equivalente a 1milhão e 600 mil caixas d’água de mil litros”. 

Para o prefeito João Carlos Machado, fica comprovado que a Barragem Maria Ulguim é fundamental para a prevenção de enchentes no município. “Graças a ela, houve a prevenção de inundações e até de uma calamidade, a medida trouxe mais segurança camaquenses evitando alagamentos em muitas casas”, destaca.