Search

Biometria? Eleições não irão exigir recadastramento biométrico em 2020

img_35802_foto_1.jpg

Quem não realizou o recadastramento biométrico até o dia 11 de março não terá problemas para escolher os candidatos nas eleições municipais de 2020. Devido a pandemia de coronavírus, o eleitor de todo o país não será prejudicado, conforme o Juiz Eleitoral da 12ª Zona Eleitoral de Camaquã, Dr. Felipe Valente Selistre.

Selistre esclareceu dúvidas de funcionamento da votação municipal que ocorrerá no dia 15 de novembro ao vivo no programa Primeira Hora na manhã desta terça-feira (29). Nestas eleições, a biometria não será utilizada como forma de segurança sanitária, os eleitores irão precisar levar individualmente suas próprias canetas.

Quer ficar muito bem informado? Clique aqui.

Ainda será divulgado os protocolos de segurança que serão aplicados no dia, no entanto os itens básicos como álcool gel, distanciamento social, máscara “face shield” e provavelmente haverá horários específicos para integrantes dos grupos de risco, deverão ser adotados: “situação nova e teremos que nos adaptar”, afirma. A votação no dia 15 iniciará a partir das 7h em todo o Brasil.

As formas de comunicação entre o candidato e eleitor mudou com o desenvolvimento da tecnologia, com a prevalência da pandemia, as campanhas eleitorais serão intensificadas na internet. O juiz alertou para a disseminação de fake news: “não é bom quando as pessoas trazem inverdades” e ainda destacou que eleitor não é obrigado a aceitar a visitas, abraços e apertos de mãos dos candidatos.

Nesses casos o TRE fixa uma data final até a qual o eleitor é obrigado a comparecer sob pena de ter seu título cancelado. Até as eleições de 2018 este processo havia sido concluído em 426 municípios. Em 2019 foi concluído em mais 14 municípios. Em outros 36 municípios, embora o prazo final previsto para a revisão tenha sido atingido em 2019/2020, o TRE optou por não cancelar os eleitores ausentes, em virtude das limitações de atendimento decorrentes da pandemia de coronavírus. Para esses municípios, que aparecem na tabela abaixo na situação “Em andamento”. uma nova data final será definida para depois das eleições de 2020.