O Camping Municipal de São Lourenço do Sul vai sediar entre os dias 08 e 10 de dezemrbo o Villa Beach Festival. O evento vai reunir acampamento, esporte, atividades culturais e shows musicais. Promovido por um grupo de produtores locais, os empresários se reuniram para promover o evento que vai abrir a temporada de verão 2017. Para dar apoio e auxiliar na segurança do evento, a Brigada Militar de São Lourenço do Sul vai utilizar a Plataforma de Observação Elevada (POE), um dos mais modernos sistemas de segurança em operação no país, que foi utilizado durante a Copa do Mundo.
As POE são estruturas tecnológicas de última geração que apoiam a Brigada Militar em ações operacionais que necessitem a multiplicidade de foco policial. Cada estrutura possui 17 câmeras de videomonitoramento que chegam a alcançar um raio de dois mil metros com tranquila visibilidade, podendo substituir em determinados lugares os olhos de até 20 homens.
A estrutura conta com todo conforto de uma sala de gestão, contando com monitores de 55 polegadas, agregada a softwares analíticos. A estrutura ajuda os policiais que observam e controlam grandes aglomerações, fluxos de pessoas e carros, identificando perfis de pessoas e anunciando ao policiamento ostensivo ou o serviço de investigação a presença de armas, drogas e qualquer outro componente que possa ser usado no crime.
O sistema, somado a experiência e ação dos policiais, atuam para identificar e monitorar atitudes naturais das multidões, que quando alterada, são rapidamente detectadas e anunciadas aos policiais pelo sistema digitalizado de comunicação. O sistema já é utilizado em outros grandes eventos no RS, como Planeta Atlântida, jogos de futebol e shows no litoral, Carnaval de Rua de Porto Alegre, Natal Luz, entre outros.
Somente com este sistema de “olhos eletrônicos” a polícia já conseguiu reduzir ações de criminosos e encaminhar mais de 300 pessoas para prisão em 2016. A intensão do Departamento de Comando e Controle Integrado (DCCI) da Brigada Militar, a partir de um cronograma pré-estabelecido, é estar presente em todos os grandes eventos no estado e em todas as ações operacionais da Brigada Militar no próximo ano.
Além da utilização ao vivo no local de operação, todas as informações do POE são transmitidas para uma central em Porto Alegre em tempo real, além de também de receberem informações quando necessário. Esta é a primeira vez que o sistema digital será utilizado em eventos na região Centro-Sul.