Search
[adsforwp-group id="156022"]

Boletim da Fiocruz aponta aumento de casos de covid em todo o país

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Vinte e cinco unidades da federação apresentam ao menos uma macrorregião de saúde com nível de casos semanais de Síndrome Respiratória Aguda Grave considerado muito alto, ou, extremamente alto. Os dados são da nova edição do Boletim Infogripe Fiocruz que aponta ainda que os casos notificados apresentam sinal forte de crescimento na tendência de longo e curto prazo.

– Siga a Acústica no Google notícias tocando aqui

Segundo o Boletim, os dados relativos ao final de dezembro e primeira semana de janeiro apontam para a retomada do cenário de predomínio da doença e manutenção do crescimento. O coordenador do Infogripe, Marcelo Gomes explicou que a covid ganhou terreno e continua em ascensão na imensa maioria dos estados brasileiros.

– Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

A exceção, segundo Marcelo Gomes, são  Espírito Santo e Rondônia, que apresentam tendência de queda dos casos da covid, incluindo suas capitais. O coordenador do Infogripe ressaltou que  as demais capitais apresentam tendência de aumento, com situações diferenciadas para Salvador, que começa a mostrar sinal de queda, e São Paulo, que pode estar com uma interrupção temporária do aumento dos casos.

– Toque aqui e confira nossas reportagens e os programas da Acústica em nosso canal no YouTube

O aumento dos casos da covid foi observado inclusive na população infantil de 0 a 9 anos, para a qual os vírus sinciciais respiratórios e Influenza A ainda prevaleciam.

Em 2022, foram notificados 22.465 casos da Síndrome e 1.793 óbitos. Dos diagnósticos  positivos para vírus, a Covid responde por mais de 73%. Na sequência vem a Influenza A, com mais de 15% das notificações. Nas últimas quatro semanas a prevalência entre os casos positivos ficou em 65% para o coronavírus, e  23% para Influenza A.

Texto: Fabiana Sampaio/Agência Brasil