Search
[adsforwp-group id="156022"]

Bombeiro civil morre em incêndio no Museu da Língua Portuguesa

img_6287_foto_1.jpg

Um incêndio de grandes proporções atingiu na tarde desta segunda-feira (21) o Museu da Língua Portuguesa, na Luz, região central de São Paulo (SP). Um homem que trabalhava como bombeiro do local morreu após sofrer uma parada cardiorrespiratória.

De acordo com o secretário municipal de Cultura, Nabil Bonduki, até momento, as informações são de que o acervo do museu não foi atingido. O local mais afetado pelo fogo, segundo o secretário, abrigava uma exposição temporária de cenografia. Como o museu não recebe visitas às segundas-feiras, não havia visitantes no local na hora do incêndio.

“Os acervos são a alma dos museus. Se não se perdeu o acervo, considero que é uma perda menor”, disse.

O secretário estadual de Cultura, Marcelo Araújo, disse que o acervo do museu é digital. “Temos cópias técnicas. A exposição de longa duração poderá ser refeita”, disse, acrescentando que a área expositiva foi toda destruída. O secretário não soube responder se o museu tinha álvara de funcionamento, pois a licença é concedida para todo o edifício, que inclui a estação de trens e metrô. “Todos os equipamentos de segurança estavam previstos e instalados.”

O museu está localizado em uma parte do edifício da Estação da Luz. Um dos cartões-postais da cidade, o prédio foi inaugurado em 1867. Atualmente, a estação atende a duas linhas da CPTM e duas do Metrô – a Linha 1 Azul e Linha 4 Amarela.