O Corpo de Bombeiros Misto de Camaquã passa por dificuldades atualmente. De acordo com a comandante Simone, responsável pela corporação, a falta de equipamentos prejudica a corporação durante atendimento de ocorrências. Em entrevista para a Rádio Acústica FM nesta sexta-feira (24), a tenente detalha a situação dos profissionais.
Na noite dessa quinta-feira (23), os bombeiros atenderam uma ocorrência inusitada. Eles foram chamados para salvar um animal que havia caído em uma vala de esgoto no bairro Santa Marta. Após quatro horas, o bovino foi resgatado. Entretanto, a operação poderia ter ocorrido em um tempo muito menor caso a corporação tivesse com melhores equipamentos.
Os profissionais carecem desde equipamentos mais “básicos” até os mais complexos. Roupas de proteção, cilindros de oxigênio e demais equipamentos que realizam procedimentos em locais de acidentes são alguns dos itens que a guarnição precisa. Além disso, alguns dos veículos não estão em funcionamento, visto que, eles são antigos e não passam por manutenção com frequência.
Conforme Simone, a falta de equipamentos de proteção para o efetivo, pode prejudicar a saúde dos profissionais, pois em casos de incêndio, por exemplo, eles inalam fumaça durante ocorrência. Simone afirmou que existem no mínimo, mais de 240 itens que o Corpo de Bombeiros de Camaquã necessita. Ela ainda afirma que os bombeiros atendem oito municípios e que as prefeituras se mostraram sensibilizadas com a situação.
Confira vídeo com a entrevista da comandante: