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Trânsito

BR-386: obras evoluem e novo ponto da rodovia deve ter fluxo liberado nos próximos dias

Serviços de pavimentação na região da praça de pedágio de Montenegro devem ser concluídos até o início do próximo mês
BR-386: obras evoluem e novo ponto da rodovia deve ter fluxo liberado nos próximos dias. Foto: Divulgação/CCR ViaSul
BR-386: obras evoluem e novo ponto da rodovia deve ter fluxo liberado nos próximos dias. Foto: Divulgação/CCR ViaSul

A CCR ViaSul anunciou nesta semana que deverá concluir as ações de recuperação do pavimento na região da praça de Montenegro, no trecho entre os kms 426 e 424 da BR-386/RS, até o início do mês de julho, permitindo, assim, o restabelecimento pleno do tráfego nas quatro faixas, sendo duas por sentido. Previamente, na última terça (25), a Concessionária havia liberado uma faixa por sentido no trecho, sem a necessidade de operar mais em sistema contrafluxo.

O local foi severamente atingido na última enchente histórica do Rio Grande do Sul, quando ficou totalmente submerso. Da mesma forma, devido à correnteza do rio Caí, boa parte do pavimento do entorno da praça foi levado pela força das águas.

Tão logo as condições permitiram, as equipes da Concessionária iniciaram os serviços de recuperação do trecho até o restabelecimento do fluxo pelo local no dia 18 de maio, em caráter emergencial.

Desde então, os serviços seguiram ininterruptamente, com a atuação de cerca de 50 trabalhadores e 15 máquinas, desempenhando ações de limpeza, terraplenagem, pavimentação, sinalização e dispositivos de segurança viária.

Otimização na recuperação com reaproveitamento de materiais

Visando otimizar as ações de recuperação, o material fresado removido pelas equipes durante os trabalhos emergenciais foi reutilizado de duas formas distintas, uma na pavimentação de vias marginais de revestimento primário e outra na composição da sub-base da rodovia.

Para permitir a reutilização o material foi beneficiado através de processo de britagem, sendo novamente usinado com a inclusão de cimento na mistura. Esta técnica possibilitou a reaplicação de 800 m³ de material oriundo das remoções de pavimento.

Até o final das atividades, estima-se a utilização de 5 mil toneladas de asfalto para recuperação do segmento de pouco mais de dois quilômetros, antes e depois da praça de pedágio.

Ao todo, a CCR ViaSul investiu quase R$ 16,5 milhões na promoção de todas essas ações.

Sobre a CCR ViaSul

A CCR ViaSul é responsável pela administração, conservação, ampliação e operação de 473,4 quilômetros de rodovias no Rio Grande do Sul, conectando pontos de maior relevância econômica no Estado. A concessão passa por 36 municípios, distribuídos em quatro trechos: BR 290 (Freeway) – 98,1 kms entre Osório e Porto Alegre; BR 101 – 88,2 kms entre Osório e Torres; BR 386 – 265,8 kms entre Canoas e Carazinho e BR 448 – 22 kms entre Porto Alegre e Sapucaia do Sul. A concessionária responde, ainda, pela operação do vão móvel da ponte do Guaíba.

Tags: BR-386, Rodovias, Trânsito