Search
[adsforwp-group id="156022"]
Data importante

Brasil ganha novo feriado que inicia neste ano

Data servirá para reflexão sobre um dos grandes problemas sociais do país
Brasil ganha novo feriado que inicia neste ano - calendario
Foto: Pixabay
Em um dia histórico para a luta contra o racismo e a desigualdade social no Brasil, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, na última segunda-feira (20), a Lei que oficializa o Dia da Consciência Negra como feriado nacional. A partir de agora, a data de 20 de novembro será celebrada em todo o território brasileiro, reforçando a importância da reflexão sobre a história e a resistência do povo negro na construção do país.

A iniciativa, que teve origem no Projeto de Lei do Senado (PLS) 482/2017, de autoria do Senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), e contou com a relatoria do Senador gaúcho Paulo Paim (PT), representa um marco na luta por justiça e igualdade racial. Após aprovação em ambas as casas do Congresso Nacional, com relatoria da Deputada gaúcha Reginete Bispo (PT) na Câmara dos Deputados, a lei finalmente se torna realidade, consagrando o 20 de novembro como feriado nacional.

Dia da Consciência Negra é muito mais do que um simples feriado

A data escolhida para o feriado nacional homenageia Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, símbolo da resistência negra à escravidão no Brasil. Sua morte em 1695 é lembrada como um marco na luta pela liberdade e pela dignidade do povo negro.

Data pode ser um símbolo de resistência e esperança:

O Dia da Consciência Negra representa mais do que um feriado nacional. É um dia para celebrar a cultura afro-brasileira, reconhecer as contribuições do povo negro para o país e refletir sobre os desafios que ainda persistem na luta contra o racismo e a desigualdade. É um dia para reafirmar o compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária para todos.

Lembre-se:

  • O Dia da Consciência Negra é um dia para reflexão, aprendizado e ação.
  • A luta contra o racismo é uma luta de todos nós.
  • Juntos, podemos construir um Brasil mais justo e igualitário para todos.

Tags: Brasil, Dia da consciencia negra, feriado