O Ministério da Saúde acompanha o brasileiro que foi confirmado como primeiro caso da chamada varíola dos macacos em território alemão. O governo brasileiro já solicitou informações adicionais à Organização Mundial da Saúde e ao Ministério da Saúde da Alemanha.
– Siga a Acústica no Google notícias tocando aqui
De acordo com a agência pública de notícias alemã Deutsche Welle, o jovem tem 26 anos. Saiu de Portugal, passou pela Espanha e entrou na Alemanha, onde esteve nas cidades de Düsseldorf e Frankfurt. Depois, foi para Munique. Lá ele apresentou feridas na pele, que é um dos sintomas característicos da doença, e teve diagnóstico positivo. Ele está em isolamento numa clínica.
O Ministério da Saúde brasileiro informou que, até o momento, não existe notificação de casos da varíola dos macacos no Brasil. O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde enviou aos estados as informações disponíveis sobre a doença até o momento, para orientar os profissionais de saúde.
– Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
Esse tipo de varíola é uma doença viral que, de 1970 até agora, só tinha sido notificada em 11 países africanos. A OMS fez uma reunião de emergência nessa sexta-feira, para avaliar o risco de esse surto se transformar numa epidemia ou pandemia. Mais de 80 casos já foram confirmados fora da África e outros 60 estão em investigação. Em nenhum deles ocorreu morte do paciente.