Na manhã desta quarta-feira (27/10), foi realizada na sede do 30° Batalhão de Polícia Militar a solenidade de entrega de uma viatura Renault Duster semi blindada para a Brigada Militar de Camaquã. O veículo, adquirido com recursos captados pelo Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública – PISEG, será fundamental para elevar o nível das ações de policiamento ostensivo/preventivo no município. Além da viatura semi blindada entregue na data de hoje, a adesão dos empresários ao PISEG possibilitou que cerca de R$496.000,00 fossem destinados ao fundo comunitário, que também possibilitou a compra de uma Toyota Hilux semi blindada (em processo de entrega) e 55 pistolas Taurus TS9 calibre 9 milímetros (em fase de compra).
Graças às empresas Camil S/A, Viviana Alimentos, Santa Lucia Alimentos, Grupo Lins Ferrão (Lojas Gang e Pompeia) e Roxo Centro de Compras, foi possível o considerável melhoramento do aparelhamento aos policiais militares que compõem a tropa da Brigada Militar do município de Camaquã, para que possam executar com cada vez mais eficiência o enfrentamento à violência, e a manutenção da segurança da população camaquense.
Participaram da cerimônia que ocorreu às 10h30min, o comandante do 30° BPM Tenente Coronel Marco Antônio dos Santos AMARAL, o Chefe do Estado Maior do Comando Regional de Polícia Ostensiva Sul (CRPO/Sul) Major Dilmar Silveira e o subcomandante do 30° BPM, Capitão Pablo Laco Madruga. Representando as empresas colaboradoras: Ronei Antônio Olson, proprietário da empresa Viviana Alimentos, representando a empresa Santa Lucia Alimentos, Victor Manuel da Costa Moreira, diretor de suprimentos, o gerente industrial Enio Paulinho Wachholz, da Camil Alimentos S/A, Alexandre Ávila Roxo proprietário do Roxo Centro de Compras, Luiz Antonio Baptistella, diretor do Grupo Lins Ferrão, representando as lojas Pompeia e Gang, representando a empresa Blue Ville, o diretor Maurivan Dal Ben e o gerente de qualidade Bruno Dal Ben, e o presidente do Conselho Comunitário Pró Segurança de Camaquã (Consepro), Agemir Marcolin.
O PISEG faz parte da lei de incentivo à segurança pública, instituído pela Lei Complementar nº 15.224 de 10.09.18, e, regulamentado pelo decreto nº 54.361 de 04.12.18, visa possibilitar às empresas estabelecidas no Rio Grande do Sul a compensação de valores destinados ao aparelhamento da segurança pública com valores correspondentes ao ICMS a recolher, verificado no mesmo período de apuração dos repasses. Pelo decreto, empresários podem destinar parte do que devem em ICMS – principal imposto estadual cobrado sobre a circulação de mercadorias e serviços – para o combate à violência.
O 30° BPM agradeceu a colaboração das empresas que aderiram ao PISEG contribuindo através do ICMS, e deixou o convite às demais empresas da região que queiram contribuir com o projeto de fortalecimento da segurança pública, pois o projeto tem validade até o ano de 2022.