Search
segurança pública

Brigada Militar passará a contar com veículo blindado

Policiais militares realizaram treinamento junto ao exército
Brigada Militar passará a contar com veículo blindado
Foto: Divulgação

Trinta e um policiais da Brigada Militar receberam o certificado de conclusão do “Estágio de Segurança no Manuseio da Viatura Blindada de Transporte de Pessoal URUTU”. A solenidade foi realizada no 8º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, em Porto Alegre, no dia 21 de fevereiro. Com isso, os policiais estão aptos a operar os blindados que serão doados pelo Exército Brasileiro à Brigada Militar.

Receba todas as notícias da Acústica e interaja com a nossa equipe, através do seu WhatsApp, tocando aqui!

A solenidade foi presidida pelo comandante da 6ª Divisão de Exército, General de Divisão Jayro Rocha Junior.

“É com muita satisfação que encerramos esse estágio. Parabenizo toda a equipe do 8º Esquadrão pelo trabalho que possibilitou a transferência desse conhecimento para a Brigada Militar. Esse é mais um passo na consolidação do trabalho integrado entre as nossas instituições. Temos certeza de que a Brigada Militar fará muito bom uso das nossas viaturas e vamos continuar a vê-las sendo empregadas, agora em outra missão. Tenham certeza de que o êxito da BM é o êxito do Exército”, destacou o General Jayro.

O chefe da Secretaria-Executiva do Gabinete do Comandante-Geral da Brigada Militar, Coronel Rodrigo Assis Brasil Ramos Aro, também prestigiou a cerimônia.

“Não poderia deixar de falar da importância desse curso; a importância da ação que o Exército Brasileiro está propiciando para a Polícia Militar e para a sociedade do Rio Grande do Sul. Fruto da parceria e da preocupação, não só com as políticas de defesa do país, mas também de segurança, o Exército entrega para nós essa capacitação que é fundamental para aqueles instrumentos que vamos usar como efeito dissuasório, preventivo, que vai gerar um impacto nos grupos criminosos”, ressaltou o coronel Aro.

Estágio para policiais da Brigada militar

Os 31 policiais militares cumpriram 72 horas de instruções teóricas e práticas. O “Estágio de Segurança no Manuseio da Viatura Blindada de Transporte de Pessoal URUTU” ocorreu no 8º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, em Porto Alegre, entre os dias 10 e 21 de fevereiro. Os policiais participantes pertencem aos batalhões especializados da Brigada Militar.

“A primeira semana foi para aprender as características do blindado, manutenção, todos os sistemas. A segunda foi voltada para armamento e conduta. Tivemos instrução de fuzil, tiro embarcado no blindado e depois a conduta no asfalto, no campo, manobra de força e embarque na prancha. Além disso, fizemos uma instrução sobre a diretriz de blindados do CMS, toda a parte de legislação para o emprego do blindado em área urbana”, explica o Capitão Francisco Lucca Gazola, chefe de Instrução.

Durante os 10 dias, os policiais que participaram do estágio tiveram instruções teóricas, que abordaram questões técnicas do veículo e também legislação quanto ao seu uso, e prática.

“Foram dias de muito aprendizados. Conseguimos ter bastante experiência. É uma coisa nova para a corporação, vamos tentar passar para os próximos, para que isso não se perca. Foi uma instrução muito boa. Com certeza quando houver a necessidade de usar essa viatura ela será bem empregada”, relata o 2º sargento Armando Lopes Filho, do Batalhão de Operações Especiais, que participou do curso.

O URUTU

Os seis blindados doados eram do 8º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, de Porto Alegre, e do 6º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado e do Centro de Instrução de Blindados, ambos de Santa Maria, onde participaram de diversas missões e treinamentos.

Essa não é a primeira vez que o Exército doa blindados. Em dezembro de 2022, onze veículos que não estavam mais em uso foram entregues ao Exército do Uruguai. Fabricado no Brasil, o Urutu era usado pelo Exército desde o início da década de 1970. Eles saíram de uso após decisão do Estado Maior do Exército na metade de 2024.

Essas doações não representam prejuízos às missões brasileiras em andamento, já que são blindados que estão sendo substituídos dentro do Programa Forças Blindadas. O Guarani é uma versão mais moderna que já está em operação e foi muito importante durante a Operação Taquari 2, no Rio Grande do Sul, em 2024.

Texto: 2º Ten Naion Curcino

Tags: blindados, Brigada Militar, Polícia