Os números da Brigada Militar revelam uma redução nos principais indicadores de criminalidade na região sul do estado no ano de 2019 em comparativo com o ano de 2018. Foram contabilizados os crimes tentados e consumados na região de atuação do Comando Regional de Polícia Ostensiva Sul, responsável pelo policiamento de 27 municípios, tendo as cidades de Tapes e Chuí como limites territoriais.
As maiores quedas registradas ocorreram nos crimes de roubo a estabelecimento comercial, diminuição de 38,31%, roubo de veículo, diminuição de 31,72% e homicídio doloso, diminuição de 27,94%, ocorrendo também à diminuição dos crimes de roubo a pedestre, roubo a transporte coletivo, roubo a residência e furto abigeato.
A redução dos indicadores de criminalidade deu-se através do planejamento estratégico e do serviço prestado pelos policiais militares do 4º BPM, 6º BPM, 30º BPM, 3º BPAF e 5º BPChq, unidades integrantes do CRPO Sul, bem como das ações integradas desenvolvidas com os demais órgãos da segurança pública da união, estado, municípios e sociedade civil organizada, que atuam diariamente na fiscalização, prevenção e repressão contra os crimes.