Search
[adsforwp-group id="156022"]

ButanVac: Instituto Butantan anuncia primeira vacina 100% brasileira

img_40326_foto_1.jpg

O Instituto Butantan anunciou a criação da primeira vacina 100% brasileira contra o coronavírus na manhã desta sexta-feira (26). A produção da “ButanVac” deve começar ainda neste ano na fábrica responsável pela vacina contra a influenza. Segundo o instituto, o imunizante também deve chegar aos brasileiros em 2021. A expectativa é produzir 40 milhões de doses a partir de julho.

> Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Ainda hoje (26) o instituto pedirá autorização para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para iniciar os estudos clínicos em voluntários. A produção deve iniciar em maio, mas as doses só podem ser usadas após liberação da Anvisa.

Nesta quinta-feira (25) o presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, divulgou a autorização da Anvisa para o início dos testes em humanos do soro anti-Covid. Segundo ele, o passo é uma nova perspectiva de tratamento e se demonstrado eficácia e eficiência será disponibilizado ao país. O tratamento será capaz de evitar que a doença evolua para casos graves.

O soro anti-Covid do Butantan funciona como uma “vacina instantânea”. É um concentrado de anticorpos que, aplicado no paciente já infectado, gera resposta imune imediatamente. Nesse momento difícil da pandemia, é uma conquista para a ciência e para a saúde.