A Prefeitura de Camaquã e a Defesa Civil anunciou na manhã desta terça-feira (19), que a Caixa Econômica Federal liberou o saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) por calamidade para todos os trabalhadores residentes em Camaquã. Desta vez, a liberação do saque foi decorrente da microexplosão que atingiu o município no dia 25 de setembro de 2024.
O pedido do saque do FGTS já pode ser feito e o prazo máximo para solicitar é 23 de janeiro de 2025. O saque é solicitado no aplicativo do FGTS pelo próprio trabalhador e o valor é creditado em conta de qualquer instituição financeira.
O saque calamidade permite ao cidadão sacar até R$ 6.220 de cada conta de sua titularidade do FGTS, limitado ao saldo disponível. O aplicativo do FGTS está disponível neste link.
Desastres naturais
O saque-calamidade do FGTS por desastre natural foi estabelecido no Decreto 5.113/2004.
São considerados desastres naturais:
· enchentes ou inundações graduais;
· enxurradas ou inundações bruscas;
· alagamentos;
· inundações litorâneas provocadas pela brusca invasão do mar;
· precipitações de granizos;
· vendavais ou tempestades;
· vendavais muito intensos ou ciclones extratropicais;
· vendavais extremamente intensos, furacões, tufões ou ciclones tropicais;
· tornados e trombas d’água;
· desastre decorrente do rompimento ou colapso de barragens que ocasione movimento de massa, com danos a unidades residenciais.
Dúvidas sobre FGTS
Mais informações sobre o saque-calamidade podem ser obtidas no site oficial do FGTS. Caso necessário, os telefones de contato com a Caixa são os números 4004 0104 (para ligações feitas a partir das capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 104 0 104 (nas demais regiões do país).