Search
[adsforwp-group id="156022"]

Camaquã: APAE realiza Seminário de Educação Especial sobre Autismo

img_742_foto_1.jpg

 

Aconteceu nos dias 21 e 22 de agosto, no Cine Teatro Coliseu, o XVI Seminário de Educação Especial – APAE Camaquã/RS. O Seminário é uma realização da Apae – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Camaquã e neste ano teve como tema “Em Busca de Igualdade Estamos Aqui!” abordando o autismo.
 
Na abertura, houve a apresentação artística dos alunos da Associação, que dançaram e a participação de um jovem com autismo que emocionou a plateia com frases descrevendo sua realidade e seus desejos. Na sequência, ocorreu a palestra motivacional, com Joel Adriano Maciel. Também durante a abertura, a revista trimestral “Camaquã: Nossa Terra – Nossa Gente”, lançou sua edição de Inverno, trazendo uma reportagem especial em homenagem aos 40 anos de atuação da Apae.
 
Nesta quarta-feira (22), as atividades do Seminário iniciaram cedo, às 8 horas, com a palestra “As Sutilezas do Currículo”, ministrada pelo palestrante, Marco Ferraz e dando continuidade aos trabalhos a palestrante Rosani Arostegui de Azevedo, conversou sobre autismo. O autismo é um Transtorno Global do Desenvolvimento, ele altera e afeta a capacidade de comunicação, de interação social e também o comportamento das pessoas. É preciso mostrar à sociedade que o autismo é mais comum do que se imagina, que ele afeta mais pessoas do que o câncer e a diabete infantil”, afirma. À tarde, ocorreu a palestra “Meu filho tem autismo: e agora?”, com a palestrante Lilian Gomes Tavares. E, encerrando o seminário, Heide Kirst falou sobre “Autismo em Teoria e Prática: A Experiência da Pandorga”, instituição que acredita que a melhora na qualidade de vida das pessoas com autismo está associada ao apoio às famílias, através de informação, orientação e troca de experiências.