O secretário municipal de saúde de Camaquã, Luciano Pereira Dias, concedeu entrevista para o Programa Primeira Hora da Acústica FM. Em pauta o gestor destacou a expansão do atendimento na saúde básica e as ações para o Outubro Rosa.
Em uma breve retrospectiva, o secretário retoma as ações da pasta, desde o início do governo do Prefeito Ivo de Lima Ferreira, em 2017. Detalhando a importância da realização das políticas públicas e assistenciais.
“Em 2019, mudaram algumas coisas em blocos de financiamentos do Sistema Único de Saúde (SUS), e nós já naquele momento realizamos um aperfeiçoamento sobre isso. Hoje temos uma captação financeira de quase 100% dos recursos que são destinados para Camaquã”, detalha Luciano.
Questionado sobre o atendimento das unidades básicas de saúde (UBS) e a cobertura da atenção básica no município na área rural:
“A cobertura da atenção básica na zona urbana de Camaquã atingiu 100% e hoje temos três equipes de atenção primária (eAPs). São equipes sem agentes, nós temos na Pacheca, na Vila São Carlos e na policlínica Telmo Marder”, explica o gestor.
Outubro Rosa
O secretário destaca que começa nesta semana a ação voltada ao Outubro Rosa. Movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama.
Através de uma parceria com o Hospital Nossa Senhora Aparecida (HNSA), ocorrerá um aumento da disponibilidade de exames preventivos. Durante a ação, as UBSs atenderam nos sábados em cronograma especial.
Confira a entrevista na íntegra.