Search
[adsforwp-group id="156022"]

Camaquã busca alternativas para solucionar Distrito Industrial

img_7779_foto_1.jpg

A Prefeitura Municipal de Camaquã, através da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços, está buscando alternativas para solucionar os problemas enfrentados pelas empresas instaladas no Distrito Industrial. A Secretária Maristela Monteiro foi a convidada do programa Primeira Hora, da Acústica FM, nesta segunda-feira (2). Ela garantiu que após a pavimentação completa das ruas previstas, a grande prioridade no local será a reforma da Av. Dorval Ribeiro, entrada do Distrito que apresenta uma grande quantidade de buracos.

As condições da avenida estão incomodando os empresários que trabalham diariamente no local. Na tarde da última quinta-feira (28), a Acústica FM recebeu imagens que mostram a situação do local, enviadas por um funcionário de uma fábrica. A secretária reconhece a necessidade de uma nova pavimentação na avenida, mas admitiu que o dinheiro é restrito: “Vamos ter que buscar novas alternativas”, confessou Maristela.

A secretária também falou sobre o Berçário Industrial, em que apenas uma das três empresas ocupantes está regularizada. O objetivo é manter apenas a empresa que está com a documentação em dia, abrindo assim novas vagas para outros investimentos no local. Para se instalar no Berçário, destinado para empresas que estão iniciando suas atividades, é necessário preencher um requerimento na Secretaria e após apresentar uma série de documentos necessários.

Sobre o terreno localizado junto à BR-116, que abrigaria a montadora Shiyan Yunlihong, Maristela afirmou que uma lei de parcelamento de solo deve garantir a divisão da área que possui 100 hectares. De acordo com a secretária, o projeto de expansão do perímetro urbano também é necessário para oferecer às empresas uma área de melhor qualidade. A audiência pública para tratar sobre o tema será realizada no dia 17 de maio.

Maristela concluiu falando sobre os investimentos de grandes empresas em Camaquã. A Davanti Energia Solar, que em outubro anunciou investimento no município, recuou devido à crise enfrentada no País. No entanto, a secretária revelou que uma empresa de dormentos de trilhos de trem está atualmente estudando a possibilidade de investir no município. Ela ressaltou que o município busca de forma constante oportunidades junto à Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado.