Search
[adsforwp-group id="156022"]

Camaquã completa 24 anos sem representantes negros na Câmara de Vereadores

img_37152_foto_1.jpg

O município de Camaquã, está há 24 anos sem um vereador negro em sua casa legislativa. Nas eleições de 2020, nenhum dos candidatos de cor negra, alcançou votação suficiente para assumir uma das cadeiras da Câmara de Vereadores.

– RECEBA OUTRAS INFORMAÇÕES NO SEU WHATSAPP CLICANDO AQUI

Nesta semana, a reportagem da Acústica realizou trabalho de pesquisa referente ao tema. Segundo dados coletados, com ex-assessores, e até mesmo nos arquivos da Câmara de Vereadores, o último vereador negro de Camaquã, foi Elecy Rodrigues de Freitas (Jaburu), que atuou na função, no mandato que terminou em 1996.

Poder 360 | JABURU

Jaburu também foi candidato a prefeito e a vice-prefeito em eleições do município, além de ter disputado vaga como deputado estadual. Desde então, a cidade teve diversos candidatos negros, assim como nas eleições deste ano, porém, a representatividade na Câmara de Vereadores ainda não será realidade nos próximos quatro anos.

O site The Intercept Brasil, realizou entrevista com os cientistas políticos Luiz Augusto Campos e Carlos Machado, que há cinco anos se debruçam sobre a relação entre raça e o sistema político e eleitoral brasileiro. Ambos estão envolvidos em uma publicação que será divulgada em breve, através da editora Zouk. “A gente precisa de mais pesquisas, mas nossa hipótese é que partidos mais consolidados tendem a ter elites políticas mais consolidadas, mais fortes interna e externamente, que tendem a ser brancas”, disse Luiz Augusto Campos, que é professor de sociologia e ciência política. Clique aqui para ler a entrevista na íntegra.

A proporção do número de candidatos pardos e pretos nas Eleições Municipais de 2020 alcançou um índice de 49,9%, superando os 48,1% dos candidatos que se autodeclararam brancos nos pedidos de registro de candidaturas para prefeito, vice-prefeito e vereador entregues à Justiça Eleitoral até o fim de setembro. O TSE só passou a coletar dados do quesito cor/raça (branca, parda, preta) dos candidatos a partir das Eleições Gerais de 2014.

Abaixo, confira parte da cobertura da Acústica, no dia das eleições de 2020: